quinta, 15 de abril de 2021
CULTURA

Aquidauana tem encontro de comitivas pantaneiras e muita festa

13 NOV 2018 - 16h56Por Redação

Laço, berrante, montaria, cheiro de alho fritando, carne de sol e música sertaneja, elementos da cultura pantaneira que a prefeitura de Aquidauana busca valorizar e para isso, realizará neste domingo, 18 de novembro, o 4º Encontro de Comitivas de Aquidauana.

O evento acontecerá no Parque da Lagoa Comprida, na área externa, das 9h às 19 horas, com entrada franca, com foco na valorização da cultura pantaneira, além de promover o turismo, visando atrair a comunidade e visitantes para conhecerem de perto as legitimas comitivas pantaneiras, com seus apetrechos, vestimentas, causos e, claro, a grande sensação que é a saborosa comida de comitiva, dentre eles: arroz carreteiro, macarrão tropeiro, feijão gordo, mandioca, carne de sol e outras delícias. 

Para animar ainda mais o público que for prestigiar o evento, haverá muita música e baile carapé com as duplas Carlos & Alexandre, Anderson & Fernandes e os grupos Raça Pantaneira e Eco do Pantanal. No evento também serão realizados concursos entre as comitivas e para a criançada haverá recreação infantil.

“O homem pantaneiro e as comitivas pantaneiras fazem parte do nosso dia a dia e são a nossa história. Aquidauana é privilegiada por ter inúmeras comitivas em toda a região pantaneira. Queremos trazer para perto das pessoas, na cidade, um pouco dessa cultura rica e dessa culinária que agrada a todos”, destacou o prefeito Odilon Ribeiro.

Símbolos culturais

A prefeitura de Aquidauana é promotora do evento, que tem o apoio do Governo do Estado e organização da Fundação de Cultura e Turismo. Segundo a organização, já tem confirmadas sete comitivas para se instalarem e participarem do evento.

Além do cunho cultural, o evento é realizado em homenagem ao pantaneiro, que é um ícone da cultura sul-mato-grossense, tanto que foi sancionada a Lei nº 3.791/2009, que altera dispositivo da Lei nº 3.596, de 12 de dezembro de 2008, que criou a Semana de Valorização da Cultura Pantaneira, instituída e publicada em Diário Oficial.

Assim, em todo o âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, a Semana de Valorização da Cultura Pantaneira deve ser comemorada de 12 a 18 de novembro de cada ano e o Dia Pantaneiro, a ser comemorado anualmente no dia 12 de novembro, reconhecido como o Dia do Pantanal, com o objetivo de reconhecer e divulgar os símbolos da Cultura Pantaneira. 

Essas datas instituídas passaram a integrar o Calendário Oficial de Datas e Eventos do Estado e em Aquidauana a prefeitura via FUNDACT preparou para este ano a 4ª edição do Encontro de Comitivas celebrando a Semana de Valorização da Cultura Pantaneira e o Dia do Pantanal.

De acordo com o diretor-presidente da FUNDACT, Humberto Torres, o evento vem proporcionar lazer gratuito a comunidade e só pode ser realizado por conta do apoio integral do prefeito e das demais secretarias.

“Trabalhamos em conjunto para conseguir realizar todos os eventos para a nossa população. Estamos cuidando de cada detalhe para esse 4º Encontro de Comitivas ser um sucesso e agradar a nossa comunidade e as comitivas”, afirmou Humberto.

Leia Também

Relatos de viagem

Conte sua aventura aqui!

Mais Relatos de Viagem

Megafone

A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável

Mahatma Gandhi

Vídeos

Bonito Seguro - Pronto para te receber!

Mais Vídeos

Eco Debate

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Páscoa 2021 no Pantanal

MÁRIO WILLIAM ESPER

Abundância de água, escassez de investimentos

MANOEL MARTINS DE ALMEIDA

Uma realidade vergonhosa