Realizada entre janeiro e fevereiro deste ano, a terceira edição da pesquisa O Impacto da Pandemia nos Negócios do Turismo, do Travel Consul, mostra dados importantes que dão ao agente de viagens e operador um panorama bem mais claro sobre a retomada no Brasil e no mundo.
Esta rodada consultou quase 1,3 mil profissionais do Turismo, entre operadoras e agências, em 20 países. No Brasil, o Travel Consul é representado pela Interamerican Network, de Danielle Roman.
Retomada rápida?
Um dos dados de maior impacto da pesquisa mostra que o otimismo de retomada no Brasil tem um dos maiores índices do mundo. Por aqui, 39% dos profissionais de turismo acreditam que seus negócios voltem aos níveis anteriores ao período de covid-19 ainda no segundo semestre deste ano, enquanto 37% creem nesta retomada em 2022 e apenas 14% em 2023. Os 10% restantes não conseguem responder precisamente quando será a volta aos níveis normais.
Novos produtos e destinos
E essa retomada não será um "mais do mesmo" em termos de produtos e destinos. A pesquisa mostra que a oferta acompanhará a diferente demanda que virá do consumidor hoje enclausurado.
Quase 60% dos entrevistados globais mostraram que têm grande possibilidade de considerar destinos não oferecidos anteriormente, enquanto quase 50% tendem a considerar hotéis e resorts nunca oferecidos antes.
Além de hotelaria e destinos, a maioria (44%) também considera muito provável que novos fornecedores, nunca vendidos antes, incrementem suas prateleiras.
Leia Também
Produções da Nacional Geographic celebram as espécies do planeta
Rochedinho prepara mais uma edição da tradicional Festa do Queijo
Tecnologia e inteligência turística em prol do desenvolvimento do setor
LATAM reúne mais de 60 parceiros na reta final da transição para o NDC
Turismo no Brasil: as cinco maiores tendências para esta década