segunda, 25 de outubro de 2021
DIÁRIO DE BORDO I

Na Ruta 40, a mais de 3 mil metros de altitude

28 NOV 2019 - 07h46Por SÍLVIO DE ANDRADE

Depois de percorrerem 2.100 km, de Campo Grande a fronteira do Paraguai com a Argentina, os quatro motociclistas – de Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina – que decidiram desafiar a imprevisível Ruta 40, em território argentino, iniciaram a longa travessia nesta quinta-feira (28/11).

São eles: Dorianey Peres, 50, e Dilter Rigolon, 64, de Campo Grande (MS); Raul Dalmarco Filho, 55, de Blumenau (SC), e Luiz Gil Veiga Pereira, 58, de Curitiba (PR). O objetivo é chegar a Cabo Vírgenes, no extremo Sul, percorrendo 5.224 km da estrada. Um sonho que poucos motociclistas conseguiram realizar devido ao grau de dificuldades.

Dori e os amigos de aventura, na entrada para La Quiaca, um dos extremos da Ruta 40

De La Quiaca, cidade argentina situada na província de Jujuy (extremo Norte), ponto de largada, o engenheiro civil Dorianey Peres (Dori), faz seu primeiro relato da aventura para LUGARES, que os acompanhará até o retorno, no dia 18 de dezembro, quando deverão completar 12.165 km na estrada. Seu relato:

Neste dia, 27/11, chegamos ao março zero de nosso Desafio. Após três dias de estrada, saindo do Campo Grande às 6h, finalmente estamos em La Quiaca.

Passamos nesses dias pelo Paraguai, que foi certamente o trecho mais crítico até agora devido ao forte calor de 40,5°. Imaginem só esse calor, dentro do equipamento de proteção, jaqueta e calça de gordura, e segunda pele por baixo de tudo! Ufa... foi como se sentir dentro de um forno. rsrs.

Mas, e por isso que essa viagem foi batizada de Desafio. Voltando a La Quiaca, estamos a 3.482m de altitude. Temperatura às 16h bem amena, 22°, porém a noite cai bruscamente até 5°.

As estradas, ou carreteras, são muito bem conservadas o que nos dava maior conforto e segurança.

A medida que íamos subindo de altitude, dava para sentir os efeitos. Ao chegarmos sentimos um pouco de desconforto e cansaço, nada de mais, apenas a natureza nos dá boas-vindas à região andina da Argentina.

Em La Quiaca, marco zero da Ruta 40

Hoje será o dia de aclimatação à altitude. Descansar e beber muita água, conforme orientação de um gentil policial na entrada da cidade.

Aproveitamos do tempo para fazer pesquisa local sobre a Ruta 40, nosso objetivo, afinal, amanhã será o grande dia de início do *Desafio Ruta 40*.

Estamos animados, confiantes, porém sabemos dos riscos desse primeiro trecho, La Quiaca até  Susques.

O nível de dificuldade é, conforme nos falam os nativos, é altíssimo. Por isso temos em mente que todo cuidado, cautela e atenção deve ser a essência desse início.

Faremos os 330km até Susques em estradas de rípio, cascalho e areia.

As motos se comportaram de forma excelente até o momento, porém o grande desafio inicia amanhã (28).

Forte abraço.

Acompanhe tambémhttp://dilterana.blog

Leia Também

Relatos de viagem

Rota das emoções: lugares de ver Deus...

Mais Relatos de Viagem

Megafone

REVITALIZAÇÃO DA LINHA INTERNACIONAL FOMENTA TURISMO DE COMPRAS

SÍLVIO DE ANDRADE

Vídeos

Bonito é referência nacional em saneamento

Mais Vídeos

Eco Debate

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Teses e antíteses ou todo fogo no Pantanal é agropastoril!

MANOEL MARTINS ALMEIDA

Fantástico, o Show da Morte!

THOMAZ LIPPARELLI

Pantanal, uma história que se repete