quinta, 15 de abril de 2021
PESCA

Zezé Di Camargo grava vídeo em apoio a cota zero em MS

22 OUT 2019 - 14h40Por SÍLVIO DE ANDRADE

“Sou um apaixonado pela pesca esportiva, mas o melhor lugar do dourado, do pacu e do pintado é dentro do rio. Parabéns Mato Grosso do Sul pela iniciativa e ousadia”. Este é um trecho da mensagem do cantor sertanejo e pescador Zezé Di Camargo, ao participar de campanha totalmente educativa em favor da natureza e em apoio à cota zero para a pesca esportiva em Mato Grosso do Sul, decretada pelo Governo do Estado a partir de 2020.

“Todos nós temos o compromisso de perpetuar esse santuário. Seja pelos exemplos do homem pantaneiro, que vive ali há 300 anos em harmonia com os bichos, ou pelas leis ambientais, que regem o equilíbrio da natureza”, prossegue o artista, que se diz fascinado pelo Pantanal de Mato Grosso do Sul “desde a primeira viagem que fiz a essa imensidão de água e muito verde”. Ele gravou o vídeo durante visita a Campo Grande, em setembro.

Apoio voluntário

O governador Reinaldo Azambuja havia revelado em julho desse ano, em evento de entrega de equipamentos à Polícia Militar Ambiental, o apoio do cantor Zezé Di Camargo, ao decreto da cota zero e o interesse do cantor, da dupla Zezé Di Camargo e Luciano, em participar voluntariamente de uma campanha de conscientização da população, em especial dos pescadores, quanto a importância da medida, que visa preservar o estoque pesqueiros.

Zezé Di Camargo e o governador Reinaldo Azambuja. Foto: Chico Ribeiro

Legado ambiental

“O Zezé Di Camargo gostaria de fazer um trabalho com artistas locais que defendem esse ideal para divulgarmos a importância da preservação ambiental”, disse o governador. Convidado por Reinaldo Azambuja para o lançamento da 15ª edição do Festival América do Sul Pantanal (Fasp), no dia 20 de setembro, o cantor fez questão de deixar seu testemunho em favor da pesca esportiva sustentável nos rios do Estado. “Temos que ter essa consciência!”, sustentou.

Segundo Reinaldo Azambuja, a campanha pró cota zero de Mato Grosso do Sul vai unir “um grande conjunto de pessoas que defendem a preservação ambiental como legado para o futuro”. Para ele, a medida contribui com o fomento do turismo sustentável, além de promover a reposição do estoque pesqueiro dos rios sul-mato-grossenses. “Também sou um pescador esportivo e me conscientizei do valor que o peixe tem dentro do rio”, frisou.

Desde sua decretação, em fevereiro desse ano, a cota zero recebe apoio de diversos segmentos. As associações de pesca esportiva do Pantanal (Apep) e de Três Lagoas (Apetl) já declararam apoio. O canal Fish TV News, especializado em pesca esportiva na América Latina, também. Tendência mundial para preservação da ictiofauna, a cota zero para algumas modalidades de pesca já é realidade em diversos estados brasileiros, como Goiás e Tocantins.

Acesse o vídeo:
https://www.facebook.com/ReinaldoAzambuja/videos/416049549057272/

 

Leia Também

Relatos de viagem

Conte sua aventura aqui!

Mais Relatos de Viagem

Megafone

A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável

Mahatma Gandhi

Vídeos

Bonito Seguro - Pronto para te receber!

Mais Vídeos

Eco Debate

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Páscoa 2021 no Pantanal

MÁRIO WILLIAM ESPER

Abundância de água, escassez de investimentos

MANOEL MARTINS DE ALMEIDA

Uma realidade vergonhosa