O Plano Municipal de Turismo – documento que irá orientar as políticas públicas para o segmento em Campo Grande, bem como a aplicação de recursos para o município nos próximos anos, está em fase de elaboração pela secretaria municipal de Cultura e Turismo (Sectur).
Para isso, a secretaria disponibilizou na internet um site no endereço eletrônico www.capital.ms.gov.br/sectur/canais/plano-municipal-de-turismo/ para acesso das pessoas interessadas em colaborar com o projeto. O prazo para encaminhar as sugestões encerra´se nesta terça-feira, 20 de junho.
A superintendente de Turismo da Sectur, Juliane Salvadori, explica que a pasta segue um cronograma de ações, que teve início com avaliações e pesquisas internas, integrando sua finalidade com o plano de governo apresentado pela atual gestão municipal.
“Partimos dessa base para começar a pensar no documento. Já contamos com a consultoria do Sebrae para nos auxiliar na condução deste processo e também envolvemos o Conselho Municipal de Turismo, que é a principal entidade que envolve todo o trade de turismo. Agora colocamos a disposição o endereço eletrônico para a participação da comunidade. Este é o momento de a gente pegar essas contribuições para elaboramos o nosso plano. ”, relata Juliane.
A fim de que o plano seja o principal norteador para as tomadas de decisões e projetos executados pela prefeitura, na área do turismo, o Executivo Municipal conclama a população a participar da elaboração do documento, que reúne os princípios orientadores para o desenvolvimento da atividade turística no município.
No endereço eletrônico, o cidadão poderá oferecer sugestões sobre as seguintes diretrizes: Gestão do Turismo Infraestrutura Básica e Turística, Gestão de Eventos Geradores de Fluxo Turístico, Qualificação dos Produtos e Serviços Turísticos, Promoção e Comercialização do Destino, Gestão da Informação – Observatório do Turismo, Produção Associada ao Turismo, e, por fim, Campo Grande como Destino Indutor Regional e Estadual.
Potencial turístico
Ao afirmar o potencial turístico da capital sul-mato-grossense, a superintendente diz que já é possível apontar alguns fatores determinantes para o turismo de Campo Grande.
“Após o levantamento desses dados nós dividimos os segmentos que envolvem o turismo local. A partir do material coletado, a gente entende que a vocação de Campo Grande é o turismo de eventos e negócios que vai trazer fluxo e fazer movimentar a economia. No entanto, além dele, vamos promover outros segmentos importantes que também fomentam o nosso turismo, como por exemplo, o turismo rural, cultural, gastronômico, e o turismo de aventura, que envolve as cachoeiras, trilhas e etc”, pontua a representante da Sectur.
Leia Também
Bonito Convention vai priorizar captação de eventos
Corumbaense planeja se tornar uma SAF em 2025
INAUGURADA EM MS A MAIOR FÁBRICA DE CELULOSE DO MUNDO
Festa da padroeira de Coimbra é patrimônio cultural
Qualificação, meta do novo presidente do Sindicato Rural