segunda, 09 de setembro de 2024
CAPITAL

Você pode participar da discussão do Plano de Turismo

19 JUN 2017 - 06h12Por Redação
Parque das Nações Indígenas, o principal espaço de lazer e contemplação da Capital. Foto: Denílson Secreta

O Plano Municipal de Turismo – documento que irá orientar as políticas públicas para o segmento em Campo Grande, bem como a aplicação de recursos para o município nos próximos anos, está em fase de elaboração pela secretaria municipal de Cultura e Turismo (Sectur).

Para isso, a secretaria disponibilizou na internet um site no endereço eletrônico www.capital.ms.gov.br/sectur/canais/plano-municipal-de-turismo/ para acesso das pessoas interessadas em colaborar com o projeto. O prazo para encaminhar as sugestões encerra´se nesta terça-feira, 20 de junho.

A superintendente de Turismo da Sectur, Juliane Salvadori, explica que a pasta segue um cronograma de ações, que teve início com avaliações e pesquisas internas, integrando sua finalidade com o plano de governo apresentado pela atual gestão municipal.

“Partimos dessa base para começar a pensar no documento. Já contamos com a consultoria do Sebrae para nos auxiliar na condução deste processo e também envolvemos o Conselho Municipal de Turismo, que é a principal entidade que envolve todo o trade de turismo. Agora colocamos a disposição o endereço eletrônico para a participação da comunidade. Este é o momento de a gente pegar essas contribuições para elaboramos o nosso plano. ”, relata Juliane.

A fim de que o plano seja o principal norteador para as tomadas de decisões e projetos executados pela prefeitura, na área do turismo, o Executivo Municipal conclama a população a participar da elaboração do documento, que reúne os princípios orientadores para o desenvolvimento da atividade turística no município.

No endereço eletrônico, o cidadão poderá oferecer sugestões sobre as seguintes diretrizes: Gestão do Turismo Infraestrutura Básica e Turística, Gestão de Eventos Geradores de Fluxo Turístico, Qualificação dos Produtos e Serviços Turísticos, Promoção e Comercialização do Destino, Gestão da Informação – Observatório do Turismo, Produção Associada ao Turismo, e, por fim, Campo Grande como Destino Indutor Regional e Estadual.

Potencial turístico

Ao afirmar o potencial turístico da capital sul-mato-grossense, a superintendente diz que já é possível apontar alguns fatores determinantes para o turismo de Campo Grande.

“Após o levantamento desses dados nós dividimos os segmentos que envolvem o turismo local. A partir do material coletado, a gente entende que a vocação de Campo Grande é o turismo de eventos e negócios que vai trazer fluxo e fazer movimentar a economia. No entanto, além dele, vamos promover outros segmentos importantes que também fomentam o nosso turismo, como por exemplo, o turismo rural, cultural, gastronômico, e o turismo de aventura, que envolve as cachoeiras, trilhas e etc”, pontua a representante da Sectur.

Leia Também

Relatos de viagem

Gabi viveu o deserto e o céu mais estrelado do mundo

Mais Relatos de Viagem

Megafone

A gente não pode ser o que as pessoas querem. Temos que ser o que queremos ser. O que somos

Ney Matogrosso, cantor

Vídeos

Lançamento do Plano Nacional do Turismo

Mais Vídeos

Eco Debate

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Da quintessência

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Onde se cria gado, fogo não se cria!

GILSON RODOLFO MARTINS

Afinal, qual a idade de Mato Grosso do Sul: 46, 500 ou 12.400 anos?