quinta, 28 de março de 2024
PESCA ESPORTIVA

Rejeição do projeto do dourado frustra o trade, que pede pesque-solte

26 JUN 2017 - 20h55Por Sílvio Andrade

A decisão política e não técnica da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul de arquivar o projeto de lei que previa a proibição da pesca do dourado por oito anos nos rios do Estado foi considerada um retrocesso pelos empresários de turismo de Corumbá, cidade que renovou a moratória de cinco para dez anos em ato sancionado na semana passada pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira.

Depois de passar por comissões, o projeto foi discutido pelos segmentos ligados aos pescadores profissionais e, ao final, prevaleceu a pressão de algumas entidades que eram contrárias à medida, muitas delas situadas em redutos eleitorais dos deputados, como a cidade de Coxim, um dos polos de pesca esportiva do Estado.

Joice Santana: campana pelo pesque-solte há cinco anos

Na contramão

O presidente da Colônia de Pescadores Z-2, de Coxim, Armindo Batista dos Santos, alega que a proibição diminuiria o fluxo de turistas na região da bacia do Taquari. “A maioria dos turistas quer levar o dourado”, diz ele. E foi de Coxim que veio o “voto minerva” para desempatar a votação, contra o projeto, com o representante da região, deputado Junior Mochi.

O argumento usado pelo dirigente da colônia coxinense contrapõe à realidade da pesca esportiva em Corumbá, onde o pescador amador, por unanimidade, é a favor não apenas da proibição da captura do dourado, que já ocorre no município desde 2012, como da introdução do pesque-solte. Esta prática já é usual em alguns países vizinhos, como a Argentina e Paraguai.

“Nosso Estado está na contramão da legislação pesqueira de outros mercados concorrentes ao liberar a captura do peixe”, lamenta a empresária corumbaense Joice Santana, proprietária de uma das principais estruturas de pesca esportiva da região. “Se nós empresários, que trabalhamos com peixe, pedimos que se introduza o pesque-solte, por que os governantes não se manifestam?”, cobra ela.

Luiz Martins: por que liberar anzol de galho ao pescador profissional?

Sem controle

Outro empresário de Corumbá, Luiz Antônio Martins, dono de frota de barcos-hotéis e de hotéis, também questiona o fato de o Estado não abraçar essa causa pelo repovoamento dos rios do Pantanal, alguns já com estoques comprometidos. “Hoje o que prevalece em outros países é o pesque e não leve”, diz dele, indignado com o arquivamento do projeto do dourado no parlamentar estadual.

“A natureza não se recupera na proporção da retirada do pescado e, infelizmente, nossa Polícia Ambiental não tem efetivo e estrutura suficientes para controlar uma região como o Pantanal”, segue Martins. “Precisamos de leis mais punitivas, senão perdemos o mercado, que vem se mantendo e ajudando a sustentar a economia da região, para outros países.”

Para Joice Santana, a proibição da pesca do dourado surtiu efeitos e hoje já se percebe que o cardume aumentou na sua região, onde já se pescou o chamado “rei do rio” com até oito quilos. “O pescador vibra quando fisga um dourado, mas não quer levar o peixe. O pescador está nos cobrando uma atitude, estamos sendo pressionados”, aponta.

Pescador profissional hoje é explorado por atravessores que atuam no comércio clandestino do pescado

Mais consciência

A empresária mostrou a reportagem pesquisa sistemática que realiza em cada viagem de grupos de pescadores em seus barcos pelo Rio Paraguai. Todos apoiam o pesque-solte e dão depoimentos em vídeos, como os pescadores José Cláudio, de Jarinu (SP), Leopoldo Meyer, de São José dos Pinhais (PR) e Ricardo Acorci (Jundiai-SP), respondendo “sim” à pergunta: vocês voltariam ao Pantanal com cota zero?”

A consciência dos pescadores quanto à sustentabilidade do ecossistema pantaneiro, segundo Joice, chega ao extremo de o turista que viaja no seu barco não deixar ao menor tirar o peixe do rio para degusta-lo. “Eles zangam”, diz. Hoje, dos 40 grupos que vão a Corumbá anualmente com a empresa de Joice, pelo menos 18 já não levam mais o peixe.

Maior destino de pesca esportiva do País em água doce, Corumbá conta com uma frota de 24 barcos de pesca e mais 40 embarcações para esporte recreio. Somente a pesca esportiva, modalidade de turismo que se desenvolveu na região desde os anos de 1970, hoje gera 640 empregos diretos e mais 1.600 indiretos.

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Sou bom pescador, se vocês não sabem, eu já peguei, em Porto Murtinho (MS), um jaú de 47 kg. Peguei junto com o Zeca do PT, usando anzol sem garra

Presidente Lula, durante evento no Ministério da Pesca e Aquicultura

Vídeos

Esportes radicais: calendário de 2024

Mais Vídeos

Eco Debate

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Pantanal universal? Consultem a sabedoria local

LUIZ PLADEVALL

Cuidar da água para não faltar