sexta, 29 de março de 2024
SOS

Queimada na Caiman coloca em risco o Projeto Arara Azul

13 SET 2019 - 11h09Por REDAÇÃO

A Ong Instituto Arara Azul, que coordena o Projeto Arara Azul, divulgou um alerta preocupante: o fogo intenso que está destruindo a vegetação nativa no Refúgio Ecológico Caiman – Pantanal de Miranda (MS) -, atingiu um dos polos de pesquisas mais representativos do bioma, cujos impactos diretos e indiretos ainda estão sendo levantados pela bióloga Neiva Guedes e sua equipe.

Nesta fazenda, o projeto, que estuda a biologia e relações ecológicas da arara-azul-grande, realiza o manejo e promove a conservação da espécie em seu ambiente natural, tem uma base de pesquisa que é referência para os estudos e manejo, há quase três décadas. Um verdadeiro centro de reprodução, onde mais de 100 ninhos são monitorados todos os anos. “

“Os dados ali colhidos e analisados são importantes para os resultados de conservação que vimos obtendo”, explica Neiva Guedes.

Danos catastróficos

Abaixo, a íntegra de uma nota publicada pelo instituto na rede social:

Neste período reprodutivo temos 22 ninhos ativos com ovos e/ou filhotes, na propriedade. Até o momento, não registramos nenhuma perda direta nos ninhos monitorados, mas sabemos que os danos indiretos poderão ser catastróficos.

Por registro de queimadas em anos passados, sabemos que depois de um evento como este, a alimentação para os animais ficará escassa e a mata que restou será refúgio para muitos, aumentando a competição e a predação.

Como a arara azul é uma espécie muito especialista e que se alimenta do fruto de, basicamente, duas palmeiras, com a queimada destas espécies a arara azul terá a alimentação bastante comprometida. Sabemos que a natureza irá se recuperar, porém o processo é lento.

O Instituto Arara Azul está engajado em todas as ações técnicas e científicas que estão sendo organizadas neste momento, junto com a Caiman, SOS Pantanal, Onçafari e demais envolvidos, que trarão muitos resultados esclarecedores para a sociedade.

Além da ação o momento é de reflexão! Com certeza teremos muito trabalho e novas frentes de pesquisas e estratégias para mantermos as populações da arara azul na natureza; mas, estamos convictos que faremos todas! Nossa luta continua e, com o apoio de todos, seremos fortes o suficiente para enfrentarmos mais esta batalha.

Agradecemos o carinho de todos que estão preocupados e, inclusive, muitos fazendo contato com o intuito de nos ajudar; somos muito gratos!”.

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Sou bom pescador, se vocês não sabem, eu já peguei, em Porto Murtinho (MS), um jaú de 47 kg. Peguei junto com o Zeca do PT, usando anzol sem garra

Presidente Lula, durante evento no Ministério da Pesca e Aquicultura

Vídeos

Esportes radicais: calendário de 2024

Mais Vídeos

Eco Debate

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Pantanal universal? Consultem a sabedoria local

LUIZ PLADEVALL

Cuidar da água para não faltar