domingo, 05 de abril de 2020
EM MS

Classificação Turística apresenta evolução dos municípios

03 MAR 2020 - 08h05Por DÉBORA BORDIN

Já está no ar os resultados da 4ª fase do Programa de Classificação Turística dos Municípios de Mato Grosso do Sul, que finalizou em 2019. A atualização do programa é feita a cada dois anos com o monitoramento do desenvolvimento dos municípios, além do preenchimento da ficha do produto turístico, que possibilita o conhecimento de todos os seus atrativos e potenciais turísticos.

Este ano, dos 42 municípios que integram o programa, 30 apresentaram evolução nas categorias. O programa classifica os municípios de acordo com seu grau de desenvolvimento, através da análise dos macros critérios, nas seguintes categorias: semear, nascer, frutificar e colher. Realizado pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), o programa busca fomentar o desenvolvimento da atividade turística em seus destinos. Clique aqui e confira a classificação atual.

Segundo o diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, o Programa de Classificação Turística é uma ferramenta que vem se modernizando e permite uma radiografia mais objetiva do setor.

“Isso gera informações importantes de ofertas e produtos turísticos para a gestão estadual e municipais, que são valiosas e fundamentais para tomadas de decisões, direcionando políticas públicas, conforme o grau de cada município”, explica.

Resultados significativos

O programa objetiva induzir e monitorar o desenvolvimento da atividade turística nos municípios de Mato Grosso do Sul a partir do levantamento da infraestrutura turística, da gestão pública e governança, sustentabilidade e mercado. Contribui também para que os gestores públicos municipais e estaduais conheçam o estágio de desenvolvimento no qual os destinos se encontram e tomem decisões estratégicas para melhorias nos processos que objetivam fomentar e fortalecer o turismo.

Costa Rica desponta com greande potencial turístico com suas cachoeiras e parques

Em parceria com a SGI (Superintendência da Gestão da Informação), da Secretaria de Fazenda, foi criada uma ferramenta de estímulo ao planejamento, gestão e marketing estratégico totalmente on-line (www.classificacao.fundtur.ms.gov.br). A Ficha do Produto Turístico é constantemente atualizada, dando em tempo real as informações necessárias e atualizadas para gestores, empresários, investidores e demais entidades ligadas ao turismo.

Para Geancarlo Merighi, diretor de Desenvolvimento do Turismo e Mercado da Fundtur-MS, a modernização do sistema auxiliará na condução do turismo nos municípios. “Desde 2013 este programa vem trazendo resultados significativos ao desenvolvimento do turismo, em especial no que diz respeito a tomada de decisão em planejamento, gestão e governança”, disse.

“Agora, mais abrangente e alinhado com as diretrizes do Ministério do Turismo – prosseguiu -, proporcionará ao Gestor Público maior conhecimento e assertividade na condução do turismo em seu município. As informações trarão benefícios também aos investidores que terão, através da consulta no sistema online de divulgação dos dados dos municípios participantes, melhor noção da infraestrutura existente, das características de gestão e governança do turismo local”.

Reconhecimento

Em 2019, a Fundação de Turismo do Estado (Fundtur-MS) ganhou o segundo lugar na categoria Gestão de Dados e Monitoramento Turístico, do Prêmio Nacional de Turismo, com o programa de Classificação Turística dos Municípios. O Programa teve início no ano de 2013, mas foi definitivamente institucionalizado com a publicação da Portaria Fundtur nº 1, em 24 de abril de 2018.

Leia Também

Relatos de viagem

Conte sua aventura aqui!

Mais Relatos de Viagem

Megafone

A natureza não negocia e a física não faz acordos

Greta Thunberg, ao Parlamento Europeu

Vídeos

Pesque, solte e volte sempre!

Mais Vídeos

Eco Debate

MANOEL MARTINS DE ALMEIDA

Tordinhos do entardecer

XICO GRAZIANO

Ecologistas precisam evoluir sobre turismo natural

FRANCISCO OLIVEIRA

Trabalho informal nos lixões: um risco à vida dos catadores