sexta, 19 de julho de 2024
NATUREZA

Piraputanga tem desafio de mountain bike com 920 atletas

29 JUL 2017 - 07h53Por Sílvio Andrade

Neste domingo, 30, o distrito de Piraputanga, em Aquidauana (MS), sediará pela terceira vez uma das maiores provas de ciclismo de Mato Grosso do Sul. Promovido pela “Atitude Aventuras & Desafios”, o 3º Desafio Piraputanga de Mountain Bike promete movimentar o distrito, conhecido pela beleza de sua morraria, tranquilidade e por suas belezas naturais.

Com recorde de inscritos, 920 atletas, a competição desportiva já faz parte do calendário da Federação de Mato Grosso do Sul de Ciclismo e contará com as categorias pró (90 km), sport (44 km) ou turismo (20 km). A largada, a partir das 7h, e chegada, no centro de Piraputanga.

Durante a prova, os atletas percorrerão estradas de chão, trechos de asfalto, caminhos e trilhas por fazendas e passagens de rio, entre a região do distrito de Camisão e Furnas dos Baianos I e II .

Giordanni Carlin, um dos integrantes da equipe organizadora, explica que o objetivo da prova é incentivar a prática esportiva. “As provas promovidas pela “Atitude Aventuras & Desafios” têm a finalidade principal de incentivar a prática esportiva em nosso estado, mas é também uma maneira de promover a interação entre atletas profissionais e àqueles que simplesmente curtem uma aventura em meio à natureza. Além disso, os eventos promovem o turismo esportivo, fomentando a economia nos lugares por onde passamos”, explicou.

Local da Prova

A região de Piraputanga é predominada por planícies e planaltos é cercada de vegetação típica de cerrado, morros e montanhas, com o Rio Aquidauana cortando toda a paisagem e dando um visual maravilhoso.

O 3º Desafio Piraputanga de Mountain Bike é uma prova desportiva de mountain bike maratona (longa distância), com um estilo off-road (estradas de chão e trilhas em matas) e renderá aos  atletas federados, pontos para o ranking estadual. 

A intenção da competição é promover a integração entre os adeptos e praticantes da modalidade, juntamente com grupos de pedal, academias, simpatizantes por aventuras, comunidade rural e moradores do interior em uma prova que venha trazer para Mato Grosso do Sul a prática de um esporte que já é apreciado por todas as faixas etárias e classes sociais, ressaltando a busca da boa qualidade de vida e fomentando o turismo rural em meio à natureza e tradições do Estado. 

“Essa é mais uma edição do desafio que já é tradição no nosso Estado e pela terceira vez na Estrada Parque de Piraputanga, um lugar muito acolhedor, com paisagens lindas e desafiadoras. Com certeza será mais uma grande prova”, falou Giordanni Carlin. 

Leia Também

Relatos de viagem

Gabi viveu o deserto e o céu mais estrelado do mundo

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Leio na mídia: "Bugio expressa ternura ao ver a irmã com o sobrinho no Pantanal..." É muita masturbação.

Silvio de Andrade, jornalista

Vídeos

As 10 cidades mais ricas em espécies de aves

Mais Vídeos

Eco Debate

MARCO MORAES

Não confunda sustentabilidade com ideologia

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Fogo Classe P de Pantanal

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Um Caminho