quinta, 18 de abril de 2024
NATUREZA

Piraputanga tem desafio de mountain bike com 920 atletas

29 JUL 2017 - 07h53Por Sílvio Andrade

Neste domingo, 30, o distrito de Piraputanga, em Aquidauana (MS), sediará pela terceira vez uma das maiores provas de ciclismo de Mato Grosso do Sul. Promovido pela “Atitude Aventuras & Desafios”, o 3º Desafio Piraputanga de Mountain Bike promete movimentar o distrito, conhecido pela beleza de sua morraria, tranquilidade e por suas belezas naturais.

Com recorde de inscritos, 920 atletas, a competição desportiva já faz parte do calendário da Federação de Mato Grosso do Sul de Ciclismo e contará com as categorias pró (90 km), sport (44 km) ou turismo (20 km). A largada, a partir das 7h, e chegada, no centro de Piraputanga.

Durante a prova, os atletas percorrerão estradas de chão, trechos de asfalto, caminhos e trilhas por fazendas e passagens de rio, entre a região do distrito de Camisão e Furnas dos Baianos I e II .

Giordanni Carlin, um dos integrantes da equipe organizadora, explica que o objetivo da prova é incentivar a prática esportiva. “As provas promovidas pela “Atitude Aventuras & Desafios” têm a finalidade principal de incentivar a prática esportiva em nosso estado, mas é também uma maneira de promover a interação entre atletas profissionais e àqueles que simplesmente curtem uma aventura em meio à natureza. Além disso, os eventos promovem o turismo esportivo, fomentando a economia nos lugares por onde passamos”, explicou.

Local da Prova

A região de Piraputanga é predominada por planícies e planaltos é cercada de vegetação típica de cerrado, morros e montanhas, com o Rio Aquidauana cortando toda a paisagem e dando um visual maravilhoso.

O 3º Desafio Piraputanga de Mountain Bike é uma prova desportiva de mountain bike maratona (longa distância), com um estilo off-road (estradas de chão e trilhas em matas) e renderá aos  atletas federados, pontos para o ranking estadual. 

A intenção da competição é promover a integração entre os adeptos e praticantes da modalidade, juntamente com grupos de pedal, academias, simpatizantes por aventuras, comunidade rural e moradores do interior em uma prova que venha trazer para Mato Grosso do Sul a prática de um esporte que já é apreciado por todas as faixas etárias e classes sociais, ressaltando a busca da boa qualidade de vida e fomentando o turismo rural em meio à natureza e tradições do Estado. 

“Essa é mais uma edição do desafio que já é tradição no nosso Estado e pela terceira vez na Estrada Parque de Piraputanga, um lugar muito acolhedor, com paisagens lindas e desafiadoras. Com certeza será mais uma grande prova”, falou Giordanni Carlin. 

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Todo equívoco humano é satirizável. Enquanto houver ser humano com suas carências, inseguranças e dúvidas, haverá sátira

Ziraldo (1932-2024)

Vídeos

Bonito, um convite à sustentabilidade

Mais Vídeos

Eco Debate

ARMANDO ARRUDA LACERDA

25 anos de concessão, aceitar escombros como devolução?

NELSON ARAÚJO FILHO

Uma história de areias

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo