O recentemente posicionamento da Receita Federal e dos empresários do transporte de cargas em relação a precariedade da infraestrutura rodoviária na fronteira de Corumbá com a Bolívia, ganhou o apoio do deputado estadual Paulo Duarte (PSB).
O parlamentar corumbaense cobrou a intervenção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para solucionar os gargalos na importante rota bioceânica, hoje abandonada pelo governo federal por falta de investimentos.
Citando a relevância econômica do corredor de exportação, sendo o primeiro da região Centro-Oeste em movimentação de cargas e peso na balança comercial, o deputado solicitou à superintendência regional do Dnit medidas urgentes para proceder um reordenamento no intenso tráfego de caminhões pela Rodovia Ramão Gomez (BR-262).
Duplicação e ponte
Duarte solicitou a duplicação de um trecho de aproximadamente 1.800 metros da rodovia, entre a rotatória (porto seco da Agesa, Armazéns Gerais Alfandegados) e a fronteira Brasil/Bolívi, bem como a inclusão de uma faixa secundária para estacionamento de caminhões que aguardam para atravessar a linha internacional.
Além disso, há a necessidade de ampliação ou reconstrução de uma nova ponte sobre o Córrego Concepción, que limita os dois países, hoje com estrutura pequena e com risco de segurança em relação ao volume de caminhões e veículos pequenos que por ali trafegam, somando mais de seis mil por dia. O deputado cobrou, ainda, iluminação pública no trecho da rodovia.
Segundo Paulo Duarte, “as melhorias na Rodovia Ramão Gomes, bem como a reconstrução da ponte na fronteira Brasil/Bolívia, resultarão no aumento significativo do comércio internacional, duplicando a movimentação de cargas entre os dois países”.
Dados levantados nos últimos cinco anos pela Agesa, empresa permissionária para prestação de serviços públicos na área aduaneira, de estadia de veículos, movimentação e armazenagem de mercadorias, demonstram que a região é imprescindível para o comércio de Corumbá e também de Mato Grosso do Sul.
Situação precária
“A média de cargas transportadas pela fronteira Brasil/Bolívia é superior a 1,19 bilhão de quilos, resultando em um valor aproximado de mercadoria maior que 1,8 bilhão de dólares e uma movimentação de 50.462 veículos carregados com mercadorias, insumos e outros bens”, enumera do deputado.
Ao finalizar, o parlamentar cita a situação precária em que a rodovia e a ponte se encontram, em especial pela edição de normas estipulando horários de passagem de veículos pesados por parte da Receita Federal, localizada no Posto Esdras (alfândega brasileira).
“É em razão da situação atual que a implementação de horários de passagem de veículos na fronteira acaba ocasionando o engessamento dos trabalhos do posto fiscal, prejudicando o fluxo do comércio exterior. Precisamos ter atenção a essa conjuntura e trabalhar urgentemente nas soluções”, finaliza Paulo Duarte.
Leia Também
SOB INTERVENÇÃO HÁ 15 ANOS, SANTA CASA DE CORUMBÁ ANÚNCIA DEMISSÕES
Vereador reforça pedido para retorno do DOF a Corumbá
Governo de MS investiu R$ 2,3 bilhões na saúde em 2024
CORUMBÁ PRESENTE NA MAIOR FEIRA DE PESCA ESPORTIVA DA AMÉRICA LATINA
Conversão de multas leves e médias em advertência tem aval