quinta, 28 de março de 2024
NATUREZA

Passeios de MS são finalistas em prêmio internacional

03 FEV 2019 - 20h45Por REDAÇÃO/assessoria

World Travel & Tourism Council anunciou os finalistas para o prêmio 2019 Tourism for Tomorrow Awards (Prêmio Turismo para o Amanhã), um dos maiores reconhecimentos no ramo do turismo mundial.

O Grupo Rio da Prata, que opera em Jardim (MS) e Bonito (MS) é um dos finalistas na categoria Destinations Stewardship Award, voltado para organizações líderes que ajudam no desenvolvimento sustentável do destino, beneficiando seus moradores e visitantes.

Outro destino brasileiro também é finalista, na categoria Investing in People Award: a Reserva do Ibitipora. Localizado em um vilarejo remoto, este hotel-fazenda do século 18 em estilo colonial fica a 7 km das cachoeiras, trilhas e cavernas do Parque Estadual de Ibitipoca e a 19 km da cidade de Lima Duarte, em Minas Gerais.

Sustentabilidade

Integram o Grupo Rio da Prata o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa, ambos localizados em Jardim, e a Estância Mimosa, em Bonito, atrativos turísticos resultados de um projeto familiar que colocou em prática a capacidade de empreender e inovar, com o propósito de criar um modelo de ecoturismo organizado com visitação limitada, focado em qualidade e segurança, e viável economicamente.

Mergulho no Rio da Prata: biodiversidade do mundo aquático do Pantanal. Foto: Jason Marinho

O grupo concorre ao lado do Masungi Georeserve, nas Filipinas e do St. Kitts Sustainable Destination Council, na Ilha de São Cristóvão, no Mar do Caribe.

Gloria Guevara, Presidente e CEO da WTTC, revela que “os Prêmios de Turismo para Amanhã deste ano destacam as organizações que lideram o caminho das viagens e turismo sustentáveis. Eles refletem as Prioridades Estratégicas de Ação Climática, Administração do Destino, Futuro do Trabalho e Responsabilidade Social do WTTC”. 

Os vencedores do Prêmio Tourism for Tomorrow 2019 serão anunciados durante a cerimônia de premiação na 19ª Cúpula Mundial do WTTC em Sevilha, Espanha, de 2 a 4 de abril de 2019.

Caminho das águas

No Recanto Ecológico Rio da Prata, uma suave correnteza leva os visitantes calmamente por um passeio em um mundo subaquático fantástico, habitado por dezenas de espécies de peixes e plantas aquáticas.

Você se verá cercado por diversas espécies de peixes do Pantanal, como piraputangas, dourados, curimbatás, pintados, pacus, piaus, matogrossinhos, entre outros. Além de observar outras espécies de animais e aves, como o Biguatinga, Socó-boi, Acauã, Periquito-da-Serra. No Recanto Ecológico Rio da Prata existem 200 espécies de aves registradas.

"Vulcão", uma das nascentes do Rio da Prata. Foto: Marcelo Krause

As flutuações e os mergulhos scuba dive de Bonito e Jardim são imperdíveis e impressionam pela transparência das águas e pela rica biodiversidade do Pantanal. A observação de aves e o passeio a cavalo também fazem parte das atividades oferecidas pelo destino.

Na Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN da fazenda você poderá ter uma aula de ecologia com nossos guias especializados. O Recanto Ecológico Rio da Prata foi eleito a melhor atração turística do Brasil pelo Guia 4Rodas, em 2008 e 2009.

Aproveite e conheça também a Lagoa Misteriosa, atrativo que fica na mesma fazenda do Recanto Ecológico Rio da Prata, e oferece passeio de flutuação e mergulho com cilindro para iniciantes e mergulhadores experientes. 

Referência turística

A Reserva do Ibitipoca tem a mesma fama do Estado em que está localizada: recepção calorosa e alto astral. O hotel fica na antiga sede da Fazenda do Engenho, um casarão reformado cheio de histórias e rodeado por uma belíssima área verde.

Fazenda-Hotel do Ibitipora: tradição e conforto

A tradição do local está na arquitetura, nas construções, na gastronomia e também nos produtos feitos pelos moradores da região. A cozinha é mineira e orgânica, uma mistura tão certa quanto arroz e feijão.

O Parque Estadual de Ibitipoca traz toda a beleza da natureza, contando com trilhas e cachoeiras, além da possibilidade de observar muitas espécies de animais.
Um dos passeios mais recomendados é o que leva ao topo da Pedra do Gavião. São 1.500 metros de altitude para você apreciar uma belíssima vista do Parque Estadual do Ibitipoca.

A reserva traz consigo grandes ideais: tornar-se um referencial turístico com visibilidade global, dando sustentabilidade à parte de projetos de preservação ambiental e desenvolvimento social à Serra do Ibitipoca. É por isso que a qualidade dos serviços está sempre em alta.

Veja aqui os finalistas!

Mais informações:  www.riodaprata.com.br 

                                www.lagoamisteriosa.com.br
 

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Sou bom pescador, se vocês não sabem, eu já peguei, em Porto Murtinho (MS), um jaú de 47 kg. Peguei junto com o Zeca do PT, usando anzol sem garra

Presidente Lula, durante evento no Ministério da Pesca e Aquicultura

Vídeos

Esportes radicais: calendário de 2024

Mais Vídeos

Eco Debate

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Pantanal universal? Consultem a sabedoria local

LUIZ PLADEVALL

Cuidar da água para não faltar