domingo, 24 de janeiro de 2021
COMPENSAÇÃO

Parque do Paragem de Dourados será revitalizado

10 AGO 2017 - 08h13Por Redação

O Governo do Estado liberou R$ 250 mil para aplicar na estruturação do Parque Natural Municipal do Paragem, de Dourados. Os recursos são oriundos de compensação ambiental e foram anunciados pelo secretário adjunto da Semagro (secretaria estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Ricardo Senna, em reunião com a prefeita de Dourados, Délia Razuk, e o vice-prefeito Marisvaldo Zueli.

 “Os parques são grandes prestadores de serviços ambientais. Melhoram a qualidade do ar, da água, e ainda oferecem oportunidade de lazer e recreação para a população, elevando a qualidade de vida em geral”, ponderou Senna, ao anunciar a liberação dos recursos.

Cabe ao município, agora, elaborar o Plano de Trabalho para utilização dos recursos, o que a prefeita Délia Razuk assegurou que será feito o mais breve possível. Ela agradeceu ao governo estadual pelo anúncio do investimento e determinou que o presidente do Instituto de Meio Ambiente do município, Fábio Luís da Silva, tome os procedimentos necessários para regularizar o Parque e ter acesso, inclusive, a mais recursos de compensação ambiental a fim de implantar as obras necessárias de cercamento e estruturação.

A intenção do município, segundo a prefeita, é abrigar, ali, um laboratório de educação ambiental aberto às escolas, “para que compreendam desde pequenos a importância da conservação do meio ambiente”.

O Parque

O Parque Natural Municipal do Paragem acompanha trecho do curso do córrego com o mesmo nome, que corta o perímetro urbano da cidade. Abrange uma área de 16,44 hectares com presença de vegetação da mata Atlântica.

Já possui plano de manejo e conselho gestor e está devidamente informado no Cadastro Estadual de Unidades de Conservação, estando apto, portanto, a receber recursos provenientes de compensação ambiental e outros fundos.

 

Leia Também

Relatos de viagem

Conte sua aventura aqui!

Mais Relatos de Viagem

Megafone

A natureza não negocia e a física não faz acordos

Greta Thunberg, ao Parlamento Europeu

Vídeos

Barco-hotel Vip: pesca no Pantanal

Mais Vídeos

Eco Debate

ORLANDO DE SOUZA

A real paz de que o Turismo precisa

CAIO PENIDO

Os Serviços Ambientais e o Pacto AgroAmbiental

MANOEL MARTINS DE ALMEIDA

Pertencimento é pertencer ao Pantanal!