sexta, 29 de março de 2024
MEIO AMBIENTE

Parque da Bodoquena tem nova vitória na Justiça

09 DEZ 2019 - 14h56Por WARNER BENTO FILHO/WWF

O desembargador Johonson di Salvo, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região -com sede em São Paulo-, deu nova decisão favorável à manutenção integral do Parque da Serra da Bodoquena, em Mato Grosso do Sul, ao julgar o recurso apresentado pelo Ministério Público Federal contra a liminar (provisória) que determinava, em primeira instância, a extinção de mais de 80% da unidade de conservação. Essa é a segunda vez que o desembargador decide nesse sentido o mérito da ação. 

Apesar das duas vitórias, o processo ainda não terminou e pode se estender por muito tempo. O juiz de primeira instância ainda deve julgar o mérito da ação e ainda cabem recursos em relação a essa decisão e à do desembargador. A avaliação é de que o caso chegue até o Supremo Tribunal Federal (STF), que ainda não tem posição firmada sobre o assunto.

As organizações ambientalistas em defesa do parque, entre elas o WWF-Brasil, Ecoa, Neotrópica do Brasil e SOS Mata Atlântica, lançaram em 26 de novembro, em Campo Grande (MS), um factsheet, uma nota técnica além de um vídeo com mais informações e imagens da unidade de conservação.

Rios de água transparente: uma das riquezas do parque. Foto: Conexão Planeta

O Parque Nacional da Serra da Bodoquena tem 76 mil hectares e fica entre os municípios de Bonito, Bodoquena, Jardim e Porto Murtinho. É uma das áreas mais ricas em biodiversidade do Mato Grosso do Sul, onde se encontram espécies ainda não identificadas, e uma das regiões mais importantes para o turismo regional. Nascem na serra rios que atraem para a região centenas de milhares de turistas todos os anos, que movimentam toda uma cadeia econômica que gera emprego e renda para milhares de pessoas.

INDENIZAÇÃO
A ação judicial é movida por antigos proprietários de terra na área desapropriada para a criação da unidade de conservação, que pedem para a Justiça declarar a caducidade do decreto que criou o parque, com o argumento de que ainda não foram indenizados.

A coalizão de organizações ambientalistas pela manutenção do tamanho original do parque defende que os proprietários recebam as indenizações, mas entende que o atraso no pagamento não pode implicar na revogação do decreto.

“É justo e necessário que os proprietários recebam pelas terras desapropriadas. A solução não é descriar ou reduzir o parque, e sim encontrar uma maneira de fazer as indenizações”, diz o superintendente executivo da Fundação Neotrópica do Brasil, Rodolfo Portela Souza.

“Se a área deixar de ser parque, os proprietários poderão usá-la para ampliar áreas de gado ou de lavoura e para a extração de madeira, entre outros usos, o que significa séria ameaça para a biodiversidade local”, alerta o diretor presidente da Ecoa, André Siqueira.

A unidade de conservação tem 76 mil hectares e é de extrema importância para o turismo e a economia locais. Foto: WWF Brasil

Inventário realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul na área do parque registrou 202 espécies de árvores e arbustos, distribuídos em 48 famílias. Dessas, 154 espécies (76%) são tipicamente de Mata Atlântica e 12 (5,9%) são endêmicas desse bioma. Ainda foram encontradas na área do parque 24 espécies novas para a ciência, 20 novos registros para o Brasil e 200 novos registros de liquens para o Mato Grosso do Sul.

JUNTE-SE A NÓS

“O Parque da Bodoquena é importantíssimo para a conservação da biodiversidade local e das nascentes que viabilizam o turismo ecológico na região. É importante para a natureza e é importante para as pessoas e para a economia local. Portanto, não podemos permitir sua drástica redução”, diz a gerente de Ciências do WWF-Brasil, Mariana Napolitano.

Pesquisadores também encontraram no Parque Nacional da Serra da Bodoquena uma espécie nova de anfíbio anuro (que inclui sapos, rãs e pererecas) ainda não descrita pela ciência. De acordo com a bióloga Juliana Terra, da Fundação Neotrópica do Brasil, a espécie pertence a um grupo de anuros que, ao contrário da maioria, não apresenta uma fase larval aquática (girinos). Os ovos são depositados diretamente no solo da floresta. Devido à fragilidade dos ovos, com grandes riscos de dessecação, espécies desse gênero só ocorrem em grandes florestas úmidas e bastante preservadas.

Pesquisadores também encontraram no parque cerca de 400 espécies de aves e catalogaram por volta de 200 cavernas.

O WWF-Brasil e organizações parceiras estão empenhados em garantir que a unidade de conservação permaneça como está, ajudando a natureza e as pessoas. Junte-se a nós! Assine a petição pela proteção do parque e por #NemUmHectareAMenos.

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Sou bom pescador, se vocês não sabem, eu já peguei, em Porto Murtinho (MS), um jaú de 47 kg. Peguei junto com o Zeca do PT, usando anzol sem garra

Presidente Lula, durante evento no Ministério da Pesca e Aquicultura

Vídeos

Esportes radicais: calendário de 2024

Mais Vídeos

Eco Debate

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Pantanal universal? Consultem a sabedoria local

LUIZ PLADEVALL

Cuidar da água para não faltar