sexta, 29 de março de 2024
TEMPORADA

Pantanal entre os destinos que estarão em alta em 2019

Região entre as quatro atrações que prometem render bons passeios, segundo a Bloomberg

03 JAN 2019 - 16h43Por DANIELA SIMÕES/REDAÇÃO

A Bloomberg, uma das agências de notícias mais renomadas do mundo, listou os melhores lugares para viajar em 2019. E sabe qual é o melhor de tudo? O Brasil aparece em destaque na seleção!

Os destinos foram escolhidos pelos editores de tendências e correspondentes globais da Blommberg sob critérios como oferta de passeios culturais, as grandes inaugurações de hotéis e os novos restaurantes que valem a pena conhecer. 

1. PANTANAL, BRASIL

O Pantanal, a maior área úmida do planeta, abriga uma enorme densidade da fauna da América do Sul em sua rede de pântanos e rios. As mais de mil espécies - incluindo onças-pintadas, colhereiros e antas moicanas - estão concentradas em uma área no Centro-Oeste do país. Antes, a infraestrutura de transporte limitada dificultava o transporte e visão.

No entanto, os viajantes agora podem navegar pelo Rio Paraguai e seus afluentes no primeiro navio de expedição de luxo da região, saindo de Corumbá (MS). O M.V. O Peralta tem 10 suítes com fachada de vidro, uma piscina de imersão no convés superior e jangadas do Zodíaco para explorações mais profundas em toda a planície de inundação. 

Quando ir: durante a estação seca, dependendo de cada região, você maximiza suas chances de ver onças, capivaras peludas, jacarés, muitas borboletas, florestas de ipês amarelos e roxos e ninhais repletos de filhotes.
Quando não ir: A estação chuvosa, de novembro a março. As planícies estão inundadas - e isso significa muitos mosquitos e dificuldades de acesso por terra. Na Estrada-Parque (MS-184) de Corumbá, as pousadas operam o ano todo e as águas que cortam a via primária atrai muitos animais e aves, favorecendo o safari fotográfico.

Atacama: café da manhã preparado por agência de turismo local. Foto: Blog Um Viajante

2. NORTE DO CHILE

Sabe o que é mais legal? No dia 2 de julho, um eclipse solar total irá deslumbrar o norte do Chile. Os céus límpidos e falta de luz urbana fazem dele uma das melhores regiões de observação das estrelas do mundo. Então, por que não aproveitar para curtir as duas coisas ao mesmo tempo? Ver o eclipse solar e ao mesmo tempo conhecer as maravilhosas paisagens do norte do Chile.

Quando ir: Em ambientes extremos como o Atacama, é melhor planejar sua viagem para os meses mais amenos da primavera e outono. Mas este ano, durante o eclipse você pode fazer uma excessão. 
Quando não ir: até o deserto mais seco do mundo tem uma estação chuvosa: abrange janeiro e fevereiro. Espere temperaturas abaixo de zero em junho, julho e agosto.

3. GRANADA

A corrida de Granada como um destino caribenho negligenciado chega ao fim com a inauguração de dois resorts que prometem atrair muitos turistas para lá. Ambos estão localizados na praia de Grand Anse.

O recém-inaugurado Silversands fornece a primeira injeção de sofisticação na ilha. Seus 52 quartos, suítes e villas são decorados em estilo minimalista e orgânico, com pisos e decks de madeira clara, luminárias de mármore branco e janelas do chão ao teto. Uma impressionante piscina de borda infinita de 100 metros - considerada a mais longa da região - corta do saguão até a praia, enquanto os dois restaurantes exibem as famosas especiarias da ilha.

No ano que vem, o resort ganhará a concorrência do Kawana Bay Resort.

4. TURQUIA

Três anos depois de um pico de terrorismo ter abalado a indústria turística da Turquia, o país está fazendo um retorno ousado. De janeiro a outubro de 2018, o número de visitantes aumentou 22% em relação ao mesmo período do ano anterior, chegando a um total de 36 milhões.

A tendência é que este número aumente agora que a primeira fase de um gigantesco projeto aeroportuário foi inaugurada na maior cidade do país. Quando estiver totalmente concluída, a Istambul Ataturk terá como objetivo ser um dos centros mais movimentados do mundo, transportando mais de 90 milhões de pessoas anualmente. 

E tem passeios para todos os gostos!

Cavalo de Tróia no centro de Canakkale, o mesmo utilizado no filme americano. Foto: Divulgação

Os aficionados por história podem explorar a cidade portuária de Canakkale, onde o novo Museu de Tróia - no lendário sítio arqueológico - abriga 5.000 artefatos, incluindo uma cópia do século 13 da Ilíada e um sarcófago de Polyxena de 500 a.C.

Os apreciadores de paisagem podem se dirigir a Bodrum para avaliar as o topo dos hotéis Six Senses e Ian Schrager's Edition. Com piscinas infinitas de frente para o Egeu, clubes de praia aprovados por celebridades, spas com banhos turcos e cantinhos cobertos de sol, fica difícil não relaxar por aqui.

Quando ir: Istambul é charmosa em abril, durante o festival internacional de tulipas da cidade. 
Quando não ir: em julho e agosto, que são os meses de turismo mais movimentados. As diárias dos hotéis são tão altas quanto as temperaturas.

Confira o resto da lista com os 21 destinos para poder aproveitar em 2019, no site da Bloomberg

(Com informações da Revista Casa e Jardim)

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Sou bom pescador, se vocês não sabem, eu já peguei, em Porto Murtinho (MS), um jaú de 47 kg. Peguei junto com o Zeca do PT, usando anzol sem garra

Presidente Lula, durante evento no Ministério da Pesca e Aquicultura

Vídeos

Esportes radicais: calendário de 2024

Mais Vídeos

Eco Debate

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Pantanal universal? Consultem a sabedoria local

LUIZ PLADEVALL

Cuidar da água para não faltar