quinta, 25 de abril de 2024
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Os avanços do turismo de MS, segundo Bruno Wendling

30 DEZ 2018 - 08h40Por DÉBORA BORDIN

O ano de 2018 foi muito positivo para o turismo de Mato Grosso do Sul. Esta é a avaliação do diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, Bruno Wendling, que está à frente do órgão desde março de 2017 e continuará na próxima gestão do governador reeleito Reinaldo Azambuja.

“Conseguimos arrumar a casa e fizemos ações muito positivas neste último ano. Temos trabalhado no posicionamento de mercado e isso já está trazendo resultados, como a indicação da gestão para o Prêmio Nacional do Turismo, realizado pelo Ministério do Turismo”, afirmou.

Wendling citou ainda a captação do “1º AdventureNEXT Latin America”, evento internacional que aconteceu aqui no Estado em novembro; a premiação “VisitMS - você no seu melhor estado” como melhor vídeo de destino do Festival internacional Audiovisual de Cultura e Turismo – Fiacult, dentre outras ações importantes realizadas nessa gestão.

Também ressaltou a criação do Conselho Estadual do Turismo, com a iniciativa privada na presidência e a Fundtur no apoio técnico da elaboração do Planejamento Estratégico do Turismo. “Isso fará com que os empresários fiquem mais próximos do poder público e das políticas públicas implementadas”, complementa.

Fortalecimento do Turismo

Um dos pontos altos do ano, ainda segundo o diretor-presidente da fundação, foi a publicação da Lei nº 5.224 que estabelece normas sobre o Sistema Estadual de Turismo do Estado do Mato Grosso do Sul (SET-MS), as Políticas Públicas Estaduais para o Turismo e o Plano Estadual de Turismo, sancionada no dia 10 de julho.

“O SET tem por diretriz o fomento e o apoio ao desenvolvimento do turismo do Estado de Mato Grosso do Sul, de forma democrática e integrada entre os atores previstos na Lei e em consonância com a Política Estadual de Turismo e o Plano Estadual de Turismo. A captação de novos voos ligando os principais destinos turísticos do estado também foi uma grande conquista que coloca Mato Grosso do Sul mais próximo de vários destinos importantes, como Foz do Iguaçu, Belo Horizonte e Porto Alegre”, afirmou.

Além das ações citadas por Bruno Wendling, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, promoveu várias outras ações para o fortalecimento do turismo estadual, como promoção e divulgação do turismo em feiras e eventos regionais, nacionais e internacionais, realização de RoadShows e Workshops sobre os destinos turísticos

O Estado também promoveu o curso capacitação para gestores públicos municipais de turismo com a participação de 27 municípios; formalização e profissionalização de 3 instâncias de governança regionais, com destaque para criação de uma associação voltada para mercado da Rota Pantanal-Bonito, integrando as duas principais regiões turísticas do Estado.

Você no melhor estado

Outra ação importante de fomento foi o apoio à última etapa do Rally dos Sertões em Coxim, Aquidauana e Bonito (destino final de um dos maiores rallys do mundo); apoio a Famtours (viagens de familiarização) com operadores de turismo e Presstrips (viagens de imprensa) com jornalistas nacionais e internacionais nos destinos de MS.

Destaque também para a criação e implantação do Observatório de Turismo do Mato Grosso do Sul (ObservaturMS0; publicação de editais para apoio financeiro a eventos geradores de fluxo de turistas no âmbito de MS; convênios com prefeituras e Termo de Fomento com organizações não-governamentais sem fins lucrativos.

O diretor-presidente da Fundtur pontua ainda como ação estratégica a criação e produção do mapa turístico de Mato Grosso do Sul como material de divulgação, a criação e divulgação da campanha de marketing “VisitMS – você no seu melhor estado”, do site promocional do turismo de Mato Grosso do Sul e de vídeos promocionais dos destinos.

Outras ações que foram executadas no ano são a sensibilização dos empresários do trade turístico para cadastro de Empreendimentos e Prestadores de Serviços no CADASTUR; o programa de hospitalidade, qualificação dos serviços e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e ao tráfico de pessoas no turismo; inovação e diversificação da oferta turística: desenvolvimento de novos segmentos turísticos; turismo de observação de aves e produção de relatório sobre o impacto econômico e social do turismo no MS.

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