quinta, 28 de março de 2024
PLATAFORMA

O artesanato e o turismo no Brasil em um clique

15 NOV 2018 - 11h55Por Redação

Conhecer o artesanato e suas expressões artísticas proporciona ao turista, além de conhecer diversas regiões do Brasil, a oportunidade de apreciar diferentes culturas e suas diversas formas de manifestação.

E, para facilitar essa viagem à maior vitrine que chega para inventariar saberes tradicionais que correm o risco de serem esquecidos em vilas de rendeiras, comunidades ribeirinhas, terras quilombolas, entre outros grupos que trabalham com uma diversidade de técnicas artesanais, em todas as regiões do Brasil, a Rede Artesol (Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro) lançou a única plataforma digital sobre o artesanato brasileiro e suas expressões artísticas. 

Conectando 100 grupos entre associações, mestres e artesões individuais de todas as regiões do País, ao mercado nacional, a RedeArtesol criou a inédita Plataforma Digital sobre o Artesanato de Tradição Cultural Brasileiro.

O projeto tem como principal objetivo apoiar a salvaguarda do fazer artesanal de tradição cultural, promover a autonomia dos artesãos brasileiros e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades de artesãos.

Segundo Josiane Masson, coordenadora geral da organização, “o foco é valorizar e projetar nacionalmente o trabalho artesanal, mostrando o talento e a criatividade dos artesãos, a diversidade de técnicas e matérias-primas presente nessa atividade, além de motivar novas gerações a manter vivo esse patrimônio imaterial.

A ferramenta existe para o registro da memória desses conhecimentos e para facilitar a pesquisa e as conexões dos artesãos entre si, com os lojistas, consumidores e outros interessados no tema”. 

A cadeia produtiva agora digital

O novo portal apresenta um mapeamento com uma página para cada grupo/artesão com suas referências culturais e informações sobre as matérias-primas, técnicas utilizadas e produtos desenvolvidos, além de um ambiente em que os interessados poderão contatar diretamente as comunidades. A ideia é que a Rede estimule novas relações de comércio mais justas e humanizadas entre artesãos, lojistas e até com o público final.

“Vamos contar com uma interface mais dinâmica e capaz de articular artistas populares, mestres, grupos de artesãos, agentes de comercialização, profissionais, ONGs e programas governamentais de apoio”, conta a presidente da Artesol, Sônia Quintella.

O projeto, que só foi possível com o apoio do Ministério da Cultura e o patrocínio das Casas Pernambucanas e da Cielo, contou com consultores especializados que percorreram todo o Brasil para mapear, in loco, mais de cem grupos de artesãos, catalogando toda a cadeia produtiva do artesanato de tradição brasileira, inclusive capacitando-os e estimulando-os a utilizar as novas tecnologias para valorizar e expor seus trabalhos na Rede. 

O portal ainda inclui um blog com reportagens exclusivas sobre o universo da produção artesanal no Brasil, um guia de tipologias e um conteúdo conceitual do artesanato brasileiro na perspectiva do patrimônio cultural imaterial.

Festival mergulha nesse universo

Completando 20 anos de história em 2018, a organização Artesol realiza o Festival da Cultura Imaterial no Fazer Artesanal que celebra a diversidade do artesanato tradicional do Brasil. Será de 19 de novembro a 15 de janeiro de 2019, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro, com patrocínio da Vale.

O foco é revelar as expressões culturais ligadas ao universo dos artesãos e artistas populares de todas as regiões do País através de uma exposição de cerca de 300 peças apresentadas em salas temáticas divididas pelas matérias-primas com as quais as obras foram criadas, além de seminários, oficinas e uma feira para compra direta com os artesãos. 

Através dessas atividades, o Festival irá aproximar o público do universo do artesão e suas conexões com os biomas brasileiros, suas referências sagradas e lúdicas e com as memórias milenares de povos indígenas e outras memórias tão antigas dos povos africanos e europeus. 

Ao todo, o espaço vai abrigar peças de diferentes grupos de artesãos, mestres e artistas populares de 20 estados do Brasil, incluindo Mato Grosso do Sul, incluindo etnias indígenas como waujá, marubo, terena, canela, wai wai, waimiri atroari, baniwa, karajá, enawenê nawê.

Conheça mais a Rede ArteSol 
A crença é no artesanato vivo e em rede, estimulando a criatividade e o empoderamento dos artesãos e incentivando mais pessoas a comprar os produtos a partir da cultura da sustentabilidade. O projeto da Rede ArteSol é uma iniciativa para esse fim: uma estratégia que conecta artesãos, comerciantes, instituições e consumidores interessados na promoção do artesanato nacional. 

O site www.artesol.org.br disponibiliza informações sobre o artesanato brasileiro, as técnicas utilizadas e os contatos dos artesãos, organizados por técnica, categoria, perfil e região. O objetivo é que essa Rede seja uma vitrine qualificada para apresentar os artesãos e seus saberes, uma ferramenta de pesquisa cultural, contribuindo para a valorização e salvaguarda do artesanato de tradição cultural no Brasil.

Com a disponibilização dos contatos comerciais desses artistas e produtores, busca promover a aproximação com os consumidores, aumentando as possibilidades de venda e geração de renda. 

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Sou bom pescador, se vocês não sabem, eu já peguei, em Porto Murtinho (MS), um jaú de 47 kg. Peguei junto com o Zeca do PT, usando anzol sem garra

Presidente Lula, durante evento no Ministério da Pesca e Aquicultura

Vídeos

Esportes radicais: calendário de 2024

Mais Vídeos

Eco Debate

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Pantanal universal? Consultem a sabedoria local

LUIZ PLADEVALL

Cuidar da água para não faltar