domingo, 24 de outubro de 2021
VERÃO

Nordeste é o principal destino para turistas do Centro-Oeste

02 JAN 2020 - 09h13Por REDAÇÃO

Os atrativos turísticos dos estados da Bahia, Ceará e Alagoas foram os mais procurados pelos turistas da região Centro-Oeste para o período do verão - 22 de dezembro de 2019 a 20 de março de 2020. A constatação é de uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo com agências de viagens do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O levantamento trouxe, ainda, um perfil desses viajantes, apontando que 46,2% deles procuraram destinos onde possam aproveitar os momentos de lazer com sol e praia, e que quase metade (48,4%) irão viajar em família.

Além destas informações, o estudo trouxe a perspectiva das empresas da região em relação ao desempenho, faturamento, demanda de serviços e geração de empregos de outubro de 2019 a março de 2020. Para 15,2% delas, a perspectiva é de que o número de empregados aumente. Além disso, 55,3% acreditam que a demanda pelos serviços ofertados cresça no período.

Outro dado positivo, é de que 58,3% indicaram um cenário com perspectiva de aumento no faturamento para os próximos meses.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, esses dados vêm coroar o ano de 2019, que apresentou vários resultados positivos.

“É cada vez mais notória a participação dos turistas da região Centro-Oeste no crescimento do turismo no país e dos empresários que pretendem investir ainda mais neste setor. Isso é um importante impulso para continuarmos trabalhando ainda mais para desenvolver o setor turístico nacional, gerando emprego e renda”, finalizou.

Quando observamos por estado, os turistas goianos e sul-mato-grossenses preferiram os destinos baianos. Já os brasilienses pretendem visitar os atrativos cearenses. No Mato Grosso, os clientes dessas agências buscaram no estado de Alagoas o descanso no verão.

Sondagem empresarial 

Realizada pelo Ministério do Turismo, o estudo é realizado semestralmente, e pretende avaliar a percepção de desempenho, no cenário atual e futuro, das agências e operadores turísticos, além de identificar o comportamento do consumidor sob a perspectiva dos empresários para os períodos de alta temporada.


O objetivo da sondagem é auxiliar as empresas da região do setor de agenciamento de viagens a avaliarem nichos de mercados a serem melhor explorados. Com esta sondagem, por exemplo, é possível identificar que os turistas das agências consultadas pela pesquisa não têm certos estados como escolha, para a viagem no período.

Leia Também

Relatos de viagem

Rota das emoções: lugares de ver Deus...

Mais Relatos de Viagem

Megafone

REVITALIZAÇÃO DA LINHA INTERNACIONAL FOMENTA TURISMO DE COMPRAS

SÍLVIO DE ANDRADE

Vídeos

Bonito é referência nacional em saneamento

Mais Vídeos

Eco Debate

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Teses e antíteses ou todo fogo no Pantanal é agropastoril!

MANOEL MARTINS ALMEIDA

Fantástico, o Show da Morte!

THOMAZ LIPPARELLI

Pantanal, uma história que se repete