sexta, 29 de março de 2024
MEMÓRIA

Mtur garante verba para recuperar Museu de Arte Pantaneira

28 NOV 2019 - 08h33Por SÍLVIO DE ANDRADE

A prefeitura de Aquidauana anunciou a liberação de R$ 222 mil, pelo Ministério do Turismo, para a reforma do Museu de Arte Pantaneira Manoel Antônio Paes de Barros, um dos casarões históricos da cidade pantaneira.

A garantia do recurso foi recebida com alegria, pois, diante do momento de crise, de cortes e ajustes financeiros que o Governo Federal tem executado em todas as pastas, Aquidauana recebe uma boa notícia para investimento em uma obra de importância cultural, patrimonial e turística para a cidade.

"Estamos felizes com essa notícia e esperançosos de que o próximo projeto a ser aprovado e receber recursos do Ministério do Turismo seja o nosso Mercadão Municipal, pois na nossa agenda com o ministro Marcelo Álvaro intercedemos por essas duas reformas [museu e mercadão", afirmou o prefeito Odilon Ribeiro.

Segundo o prefeito, o Museu de Arte Pantaneira é mais que um patrimônio cultural, arquitetônico e histórico. “É um dos grandes pontos turísticos de destaque da nossa cidade, além de ser um local que, quando voltar a funcionar, servirá de base educacional para pesquisas, visitações, aulas de campo e para que a própria comunidade conheça e relembre mais da história da nossa cidade.", realçou.

Acervo protegido

Os aquidauanenses vêm se mobilizando há pelo menos dois anos para resgatar o Museu de Arte Pantaneira “Manoel Antônio Paes de Barros”, cujo prédio, construído em 1918, está fechado desde 2012 por problemas estruturais.

Em 2017, a prefeitura local lançou a campanha solidária “Amigos do Museu” para arrecadar material de construção, com a finalidade de concluir a reforma inacabada e reabrir ao público um dos mais ricos acervos histórico e artístico do Estado. O local, no entanto, continua interditado pelo Corpo de Bombeiros.

O Museu de Arte Pantaneira, no auge de seu funcionamento, realizou inúmeras atividades culturais e recebeu mais de 40 mil visitantes de várias regiões do Brasil e do exterior, conforme o livro de registro.  A umidade nas paredes e foro e a presença de cupins deterioraram o prédio construído pelo italiano Nicola Cicalise para ser moradia de Manoel Antônio Paes de Barros, um dos fundadores da cidade.

Todo o seu acervo foi guardado, incluindo documentos e peças de artes, informou o secretário de Cultura e Turismo, Humberto Torres. Os arquivos contam uma parte da história de ocupação da própria região. O prédio é de propriedade do município desde 1949 e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Aquidauana. Em 1999, o espaço foi ocupado pelo Museu Manoel Antônio Paes de Barros, criado por lei municipal.

A proposta de reabertura do museu inclui organização e catalogação do seu acervo; reativação das salas de música, oficinas culturais, artesanato e danças; e espaço para aulas gratuitas de reforço escola para crianças e adolescentes que integram a Banda Municipal.

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Sou bom pescador, se vocês não sabem, eu já peguei, em Porto Murtinho (MS), um jaú de 47 kg. Peguei junto com o Zeca do PT, usando anzol sem garra

Presidente Lula, durante evento no Ministério da Pesca e Aquicultura

Vídeos

Esportes radicais: calendário de 2024

Mais Vídeos

Eco Debate

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Pantanal universal? Consultem a sabedoria local

LUIZ PLADEVALL

Cuidar da água para não faltar