quinta, 28 de março de 2024
INVESTE

MTur apresenta resultados preliminares do programa

28 SET 2019 - 10h21Por REDAÇÃO

O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluizer Malab apresentou os resultados preliminares do programa Investe Turismo. A apresentação foi feita no 9º Encontro da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT), realizado em São Paulo.

Segundo os dados apresentados pelo MTur, até agora, foram 22 seminários realizados, mais de três mil participantes nos lançamentos feitos nos estados, 486 atendimentos pelo Sebrae, 82 atendimentos pelo Cadastur, 188 atendimentos pelo BNDES e outros bancos estaduais.

Malab ressaltou que o programa Investe Turismo é um dos projetos prioritários do Governo Federal na pasta do Turismo e que, portanto, estará sujeito a monitoramento periódico de seus resultados por parte da Casa Civil.

“O programa possui cinco eixos estratégicos: marcos legais, apoio aos segmentos, patrimônios mundiais, conectividade, mobilidade e investimentos. Estamos trabalhando com base nesses pilares para alcançar a meta de dobrar o número de turistas no Brasil”, explicou o secretário.

O representante da Decolar, Rodrigo Vaz, membro da RIMT, palestrou sobre a transformação digital no turismo, a importância do conteúdo no ambiente digital e os requisitos para vendas online. Ele reforçou a parceria com o MTur a partir das facilidades que o site oferece na compra de viagens.

“Estamos presentes em 19 países da América Latina, o que significa um grande meio de atração de turistas para os nossos destinos brasileiros”, destacou. Vaz também apresentou um panorama do cenário digital, os produtos da Decolar e quais requisitos necessários para entrar na plataforma. O MTur vai preparar as rotas e os roteiros do Investe para o mercado.

Também participaram do evento representantes do Sebrae, da Embratur, do Beto Carrero e das secretarias estaduais de Turismo que discutiram sobre o apoio à comercialização, mapeamento do mercado turístico e tendências de mercado e turismo.

A Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT) é um ambiente técnico destinado à análise de informações e compartilhamento permanente de experiências, que visa orientar a promoção dos destinos, conforme as expectativas e tendências dos mercados.

INVESTE TURISMO 

O Investe Turismo selecionou 30 rotas turísticas estratégicas no Brasil, que englobam 158 municípios das 27 unidades da Federação. O investimento inicial será de R$ 200 milhões. As rotas turísticas selecionadas receberão ações organizadas em quatro linhas de trabalho que vão desde o fortalecimento da governança, por meio de uma agenda estratégica entre setor público e privado; melhoria dos serviços e atrativos turísticos, com foco especial nas micro e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização, por meio de campanhas, produção de inteligência mercadológica e participação em eventos estratégicos; até a atração de investimentos e o apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento.

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Sou bom pescador, se vocês não sabem, eu já peguei, em Porto Murtinho (MS), um jaú de 47 kg. Peguei junto com o Zeca do PT, usando anzol sem garra

Presidente Lula, durante evento no Ministério da Pesca e Aquicultura

Vídeos

Esportes radicais: calendário de 2024

Mais Vídeos

Eco Debate

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Pantanal universal? Consultem a sabedoria local

LUIZ PLADEVALL

Cuidar da água para não faltar