quinta, 28 de março de 2024
TENDÊNCIA

MS quer identificar perfil do turista de pesca

02 AGO 2019 - 16h14Por REDAÇÃO

A Fundação de Turismo de MS (Fundtur) deu início a um trabalho que visa identificar o perfil dos turistas de pesca que visitam ou visitaram destinos em Mato Grosso do Sul nos últimos quatro anos. O Observatório de Turismo de MS (ObservaturMS) elaborou uma pesquisa, feita através do formulário googledocs.

Este está sendo enviada por email e pelo aplicativo Whatsapp a turistas que se intitulam pescadores amadores e que emitiram a licença ambiental para a prática da pesca entre os anos de 2014 e 2018.

O diretor-presidente da Fundtur-MS, Bruno Wendling, destaca a importância da pesquisa. “O Observatório de Turismo vai levantar dados qualitativos para que possamos ser mais eficientes nas ações fomento e promoção do turismo de pesca e na diversificação da oferta turística desse segmento, que a partir de 2020 será exclusivamente de pesque e solte nos rios de Mato Grosso do Sul”.

Cota zero

O objetivo da pesquisa é identificar o perfil dos turistas pescadores, tais como dados socioeconômicos, gastos, permanência, cidades visitadas, quantas vezes visitou o Estado para a prática da pesca nos últimos anos, entre outras variáveis. Com os dados obtidos, o ObservaturMS vai poder traçar tendências para o mercado de pesque e solte.

O decreto nº 15.166 estabelece a cota zero para a pesca amadora ou esportiva, nos rios das bacias do Paraguai e Paraná, a partir de janeiro de 2020. A normativa proíbe a captura e o transporte de peixes nativos, com redução de 50% da quantidade já neste ano em Mato Grosso do Sul.

O objetivo é recuperar o estoque pesqueiro e fomentar a pesca esportiva.

Tendência mundial para preservação de peixes de água doce, a cota zero para algumas modalidades de pesca já é realidade em diversos estados brasileiros, entre eles Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Tocantins.

Outros modelos de proibição da pesca também são adotados em países como Argentina, Chile e Estados Unidos, além de nações da Europa.

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Sou bom pescador, se vocês não sabem, eu já peguei, em Porto Murtinho (MS), um jaú de 47 kg. Peguei junto com o Zeca do PT, usando anzol sem garra

Presidente Lula, durante evento no Ministério da Pesca e Aquicultura

Vídeos

Esportes radicais: calendário de 2024

Mais Vídeos

Eco Debate

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Pantanal universal? Consultem a sabedoria local

LUIZ PLADEVALL

Cuidar da água para não faltar