A arquiteta e urbanista Maria Clara Mascarenhas Scardini foi nomeada superintendente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em Mato Grosso do Sul. A nomeação dela saiu no Diário Oficial da União no último dia 17.
O Instituto é uma autarquia do governo federal vinculada ao Ministério da Cultura. A instituição responde pela preservação do patrimônio da cultura e também promove os bens culturais do País. No Estado, o Iphan atua na proteção dos bens, tombados como patrimônio, de Campo Grande e Corumbá.
Maria Clara tem especialização em patrimônio histórico, com graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (1997).
Seu trabalho mais recente foi como presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico da prefeitura de Corumbá. No município, ela coordenou, dentre outros, projetos de inclusão no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) das Cidades Históricas.
Também no financiamento de U$ 40 milhões para investimento em infraestrutura e mobilidade urbana por meio do Fonplanta, construção de 1040 unidades habitacionais, regularização fundiária, entre outros.
Na Capital, a sede do Iphan na Rua General Melo, 23, no Centro. Até então, comandava o Instituto, há quatro anos, Norma Dares Ribeiro.
Leia Também
DESABAMENTO DO TETO DE CASARÃO HISTÓRICO REVELA ABANDONO DO PORTO GERAL
Bonito e região entre os preferidos em setembro
CAMPO GRANDE DESPONTA ENTRE AS CIDADES ONDE OS IPÊS ATRAEM OS TURISTAS
Paulo Duarte cobra intervenção no Rio Paraguai
Brasil já registrou mais de 154 mil focos de calor