A Gruta do Lago Azul, atrativo gerido pelo município de Bonito e considerado um dos principais cartões postais da cidade, recebeu diversos investimentos nos últimos dois meses, visando à segurança e o melhor atendimento aos visitantes - desde troca das cordas e manutenção dos corrimãos da escadaria de acesso ao lago até instalação de antena de comunicação para o uso de rádios com alcance dentro da cavidade.
As melhorias foram pela secretaria de Turismo, Indústria e Comércio. A antena de comunicação tem 6 metros de altura, com alcance de 1.000 metros e é uma demanda antiga dos funcionários do atrativo e dos guias que atendem no local, proporcionando mais segurança e até mesmo agilidade ao trabalho, uma vez que existe uma distância de 350 metros entre o receptivo e início da cavidade e mais 298 degraus até o final da descida, em desnível de 180 metros.
“Em caso de algum incidente, principalmente no interior da cavidade, os guias poderão acionar ajuda facilmente, além, é claro, das situações rotineiras do atrativo, que serão facilitadas como a comunicação constante entre os funcionários e os guias também”, detalha Juliane Salvadori, secretária de Turismo.
Plano de atendimento
Outros investimentos realizados, considerando a segurança dos visitantes e colaboradores, foi a troca de cordas e manutenção dos corrimãos da escadaria da gruta, bem como a compra de cinco novos extintores modelo ABC (pó e água juntos) e atualização do Plano de Atendimento e Emergência (PAE) para os colaboradores e 112 guias de turismo que atuam no atrativo.
Na estrutura física, foram instalados novos ventiladores no receptivo e secadores de mão nos banheiros, com o objetivo de diminuir o uso de papel no local e troca de pias que estavam danificadas. Também foi adquirido um aparelho de pressão, que foi acrescentado ao kit de primeiros socorros.
Também está sendo realizada a troca da placa de sinalização da gruta, na rotatória da MS-382, com objetivo de facilitar o acesso dos visitantes. Os funcionários do atrativo receberam uniformes novos para padronizar o atendimento. A gruta ainda recebeu um mutirão de limpeza, realizado pela secretaria de Obras, com a remoção de galhadas, manutenção da grama, entre outros.
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