Na tarde desta segunda-feira (14), durante a WTM (World Travel Market) Latin America — uma das maiores vitrines do turismo mundial —, em São Paulo, o governo de Mato Grosso do Sul e a prefeitura de Corumbá apresentaram oficialmente ao trade nacional e internacional dois dos maiores eventos culturais da Capital do Pantanal: o FAS (Festival América do Sul), que será realizado de 15 a 18 de maio em Corumbá, e o Banho de São João, que ocorre dia 23 de junho.
A ação de lançamento aconteceu no estande do Estado na feira, com a presença do secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez; do diretor-presidente da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Eduardo Mendes; do diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling; e o diretor-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, de Corumbá, Zelinho Carvalho.
O Pantanal de Corumbá marca presença inovadora na World Travel Market Latin America, uma das mais importantes feiras de turismo da América Latina. De 14 a 16 de abril, o evento B2B de viagens e turismo será realizado na Expo Center Norte, em São Paulo, e oferece oportunidades de negócios, acesso a compradores, influenciadores e profissionais da indústria de viagens e turismo.
O turismo de Corumbá com apoio da FUNDTUR MS, Sebrae MS e Fundação da Cultura de Corumbá participa do evento no stand de Mato Grosso do Sul com os lançamentos dos eventos culturais (Festival América do Sul e Arraial do Banho de São João), capacitações e ativações de produtos.
Corumbá na vitrine
A gastronomia corumbaense também está sendo destaque com o bolo de arroz, que será ofertado aos visitantes pela agência receptiva de Afroturismo Bela Oyá Pantanal e pelo os chefs Marcílio Galeano e Lucas Caslu, com a língua de jacaré da Caimasul (frigorífico de carne de jacaré de cativeiro, de Corumbá) e outros sabores das tradições sul-mato-grossenses.
“Corumbá é um dos principais destinos do Brasil para o ecoturismo, turismo de experiência, observação de vida selvagem, turismo de pesca esportiva e agora acendendo ao afroturismo e o turismo LGBT+. Por isso, estruturamos esta ação para que possamos apresentar as diversas facetas do nosso destino para o mundo, destacando a gastronomia, cultura e inovação”, afirma Zelinho Carvalho.
Outro destaque na WTM é o lançamento do Guia de Afroturismo durante o 3º Prêmio do Afroturismo promovido pelo Guia Negro. O guia fala sobre duas comunidades quilombolas de Corumbá: Maria Theodora e Família Ozório, que compõem os produtos da Bela Oyá Pantanal indicada ao prêmio de melhor experiência fora do eixo Rio, São Paulo e Salvador; O Carnaval e os museus, como o Memorial do Homem Pantaneiro, em Corumbá, também são referenciados no guia.
A participação do Pantanal de Corumbá integra uma série de ações de promoção como destino turístico em parceria com a EMBRATUR, FUNDTUR MS, Sebrae MS, Fundação da Cultura de Corumbá, COMTUR e trade turístico. Todas as ações recebem total apoio do prefeito de Corumbá, Gabriel Alves de Oliveira, objetivando o fortalecimento da atividade turística da região como importante matriz econômica.
Leia Também
INSCRITO NO PAC, PROJETO VAI INTERVIR NAS ÁREAS OCUPADAS DE ALTO RISCO
Bira sugere centro de atendimento e apoio a ribeirinhos na cidade
Corumbá suspende aulas e recomenda uso de máscaras
Agesul libera trecho da rodovia entre Corumbá e fronteira
CORUMBÁ RECEBE PRÉ-ADVENTURE E PARTICIPA DE RODADA INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS