sábado, 16 de janeiro de 2021
FOCO

Fundtur MS quer ampliar o Observatório do Turismo em 2020

23 DEZ 2019 - 15h38Por REDAÇÃO

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) divulgou os planos e ações para 2020. Dentre eles, a transformação do Observatório do Turismo em um centro de inteligência, o qual estudará tendências do mercado.

“Queremos ampliar o que já estamos executando. Vamos fazer uma promoção cada vez mais direcionada nos mercados prioritários do Estado e utilizar as tecnologias disponíveis. Vamos lançar uma nova campanha de marketing promocional, ainda mais robusta que a VisitMS”, afirma Bruno Wendling, diretor da Fundtur-MS.

As ações fazem parte da estratégia da organização para fomentar o Mato Grosso do Sul como um destino bem estruturado de turismo. “Pretendemos criar uma campanha para o sul-mato-grossense, focada no mercado interno, além de novos e importantes segmentos como o LGBT”, reforça o executivo.

Wendling pontua ainda que no próximo ano haverá captação de voos, aproveitando a chegada de novas companhias aéreas no país. Outro investimento é o apoio aos destinos que constam na matriz de classificação online, feita pelo Programa de Classificação Turística dos Municípios.

Neste ano, a Fundtur-MS realizou ações de alto impacto para o setor como o 1° Seminário e Prêmio Isto é Mato Grosso do Sul. Houve ainda, o lançamento da campanha Pesque, Solte & Volte Sempre, com vídeo promocional e ações em feiras do segmento.

A criação de editais para aumentar o apoio a eventos e gerar fluxo turístico e o lançamento do Mapa Estratégico do Turismo de Mato Grosso do Sul 2019/2029, elaborado pelo Conselho Estadual de Turismo (CET).

Bruno Wendling, presidente da Funtur MS

Políticas públicas coletivas

A FunturMS finaliza 2019 com duas indicações para o 2º Prêmio Nacional do Turismo, sendo troféu de prata na categoria “Iniciativas de Destaque – Gestão de Dados e Monitoramento no Turismo”, com o Programa de Classificação Turística dos Municípios do Estado de MS e finalista na categoria “Governo – Dirigentes e Parlamentares”.

Além desse reconhecimento, a instituição conquistou o troféu Jacaré de Prata no 20º Prêmio Caio, na categoria Convenção Internacional com o “Captação e Realização do 1º AdventureNEXT Latin America”, e na categoria Centro de Convenções de pequeno/médio porte, com o Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo.

Para o diretor-presidente da FundturMS, Bruno Wendling, o trabalho realizado, as indicações e premiações são resultados de ações de fomento do turismo estadual desenvolvidas ao longo do último ano.

“Estamos muito felizes com as premiações, mas não são só elas que demonstram a eficiência do nosso trabalho e sim os resultados alcançados até o momento. Nossa atuação no cenário nacional dão uma mostra de como estamos trabalhando, com foco na construção de políticas públicas coletivas e isso coloca a FundturMS como uma das referências no país”.

A Fundtur-MS estabeleceu ainda, parceria com o Sebrae-MS, a WTM Londres lançando o “Brasil Central – Descubra um novo Brasil” e a reforma no prédio do Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. No dia 4 deste mês Bruno Wendling tomou posse da presidência do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e integra o Conselho Nacional de Turismo.

Ações de fomento em 2019

Confira algumas ações da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul em 2019:

– Lançamento da campanha Pesque, Solte & Volte Sempre, com vídeo promocional e ações em feiras do segmento;

– Realização do “1º Seminário de Turismo Isto é Mato Grosso do Sul”;

– Realização do “Prêmio Isto é Mato Grosso do Sul”;

– Publicação de editais de apoio a eventos geradores de fluxo turístico e promoção/comercialização para municípios e OSCs;

– Parceria com o Consórcio Interestadual Brasil Central com participação, em estande próprio, na WTM Londres lançando o destino Brasil Central – Descubra um novo Brasil;

– Publicação de licitação para reforma no prédio do Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo;

– Apoio a eventos internacionais como a 7ª Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais – Wildfire;

– Promoção e divulgação dos principais destinos do MS em feiras e eventos nacionais e internacionais;

–  Lançamento oficial do Mapa Estratégico do Turismo de Mato Grosso do Sul 2019/2029 elaborado pelo Conselho Estadual de Turismo – CET;

– Programa Fortalece Turismo para o Mato Grosso do Sul, através de parceria entre Fundtur e Sebrae/MS;

– Treinamento do novo Sistema de Classificação Turística com a participação de 40 municípios de MS;

– Apoio à realização dos Sertões, maior rally das Américas e segundo maior do mundo, que teve largada em Campo Grande e Costa Rica como cidade anfitriã;

– Apoio ao primeiro Mundial de MBT 24 Horas Solo realizado no Brasil, em Costa Rica,

– MS Investe Turismo: assinatura de parceria para fomento do turismo do MS no valor de R$ 750 mil entre Fundtur e Sebrae;

– Parceria entre Fundação de Turismo do MS e Uniderp para pesquisa em empreendimentos rurais no Pantanal;

– Realização do roadshow “Isto É Mato Grosso do Sul” em cinco cidades de São Paulo, com a participação de mais de 700 agentes de viagens;

– Capacitação e consultoria em mídias digitais para a equipe de mercado da Fundtur/MS;

– Publicação do 1º Anuário dos Dados Turísticos 2018/2019 do Observatório de Turismo de MS;

– Programa Investe Turismo, do MTur, selecionou sete destinos de Mato Grosso do Sul, que fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro, com a participação da FUNDTUR/MS na indicação, que recebem pacote de ações de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing, inovação e melhoria de serviços;

– Programa de Captação de Novos Voos, que originou o programa Decola MS: decreto que incentiva ampliação de voos e redução de preço das passagens em MS;

– Comemoração dos 40 anos de criação de órgão oficial para o fomento do turismo no Mato Grosso do Sul;

– Lançamento da segunda fase da campanha “VisitMS – pessoas únicas, escolhas surpreendentes”, com foco em segmentos de demanda como casais, família, melhor idade e jovens.

Leia Também

Relatos de viagem

Conte sua aventura aqui!

Mais Relatos de Viagem

Megafone

A natureza não negocia e a física não faz acordos

Greta Thunberg, ao Parlamento Europeu

Vídeos

Barco-hotel Vip: pesca no Pantanal

Mais Vídeos

Eco Debate

ORLANDO DE SOUZA

A real paz de que o Turismo precisa

CAIO PENIDO

Os Serviços Ambientais e o Pacto AgroAmbiental

MANOEL MARTINS DE ALMEIDA

Pertencimento é pertencer ao Pantanal!