sexta, 24 de maio de 2024
FENÔMENO

Fotografia de ‘Lua retangular’ causa polêmica

30 JUL 2017 - 17h32Por O Globo

Para a ciência, não há dúvidas: a Lua é arredondada, mas fotografias capturadas pelo astrônomo amador John Stetson levantaram debate nas redes sociais. As imagens foram produzidas em Cape Elizabeth, na costa do estado americano de Maine. A primeira, durante o nascer da Lua, mostra o satélite natural com formato retangular.

“Primeira, a Lua parecia um iceberg”, escreveu Stetson, ao submeter as imagens no site Spaceweather.com. “Enfraquecida e com formato de um bloco de gelo”.

E enquanto subia, outras fotografias flagraram a Lua com formatos incomuns.

Quando a imagem foi publicada no Facebook, alguns internautas começaram a levantar teorias que pudessem explicar o fenômeno, com explicações que iam de alienígenas a uma falha na Matrix.

Mas a explicação é mais simples. O especialista em ótica atmosférica Les Cowley explica que trata-se apenas de uma miragem.

“John diz: ‘a Lua parecia um iceberg’. Isso é apropriado, porque essa miragem é resultado da água fria. O mar gelado da costa de Maine resfriou o ar sobre ele. Acima disso havia ar mais quente, numa inversão de temperatura”, explicou o especialista.

“Os raios vindos da Lua se curvam ao passar por ela e se torcem em várias imagens da Lua, algumas verticais e outras invertidas. Elas se combinam formando o ‘iceberg retangular’.”

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

O meio ambientalismo nunca preocupou-se com o meio ambiente. Suas ações são histéricas ou fanáticas em defender interesses inconfessos

Armando Arruda Lacerda, pantaneiro

Vídeos

As 10 cidades mais ricas em espécies de aves

Mais Vídeos

Eco Debate

PAULO DE GODOY

Os desafios da sustentabilidade da jornada de dados para IA

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Pantaneiros informam: respeitar não é idolatrar animais

FREDERICO BUSSINGER

Água, chuvas, enchentes: Lições aprendidas e a aprender