sexta, 19 de abril de 2024
CAMPO GRANDE

Fortalece Turismo capacita lideranças e desenvolve o setor

Iniciativa do Sebrae em parceria com o Estado para gestão colaborativa dos destinos turísticos

09 SET 2019 - 09h05Por SEBRAE

Com a presença de empresários ligados ao turismo, o Sebrae, em parceria com o Governo do Estado, lançou em Campo Grande o programa Fortalece Turismo. A iniciativa capacitará lideranças empresariais e do poder público por meio de encontros presenciais, visando estimular uma gestão colaborativa dos destinos turísticos. Além da Capital, a ação foi lançada em Coxim e Bonito.

De forma gratuita, as lideranças serão capacitadas em temas como a importância de uma visão de futuro mobilizadora no destino; as boas práticas existentes; gestão estratégica com foco em resultados, entre outros. Ao longo de quatro meses, cerca de 35 inscritos participarão dos encontros em cada município onde o Fortalece foi lançado.

O objetivo é contribuir com as instâncias de governança turística nos destinos, por meio de suporte técnico especializado. Serão 10 módulos com encontros presenciais periódicos, durante três meses, nas regiões turísticas Cerrado Pantanal, Bonito – Serra da Bodoquena, Pantanal e Campo Grande – Caminho dos Ipês. Mato Grosso do Sul é o primeiro estado brasileiro a receber o programa, que faz parte das ações do Investe Turismo.

Durante a inauguração do projeto, a diretora técnica do Sebrae/MS, Maristela França, reforçou a parceria com o Governo do Estado, para trazer mais turistas para MS. "Nós que estamos nas instituições estamos fazendo o nosso trabalho, e agora fortaleceremos as lideranças do turismo para que o nosso Mato Grosso do Sul tenha cada vez mais visibilidade tanto no Brasil como internacional".

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Para o diretor-presidente da Fundação de Turismo (Fundtur/MS), Bruno Wendling, o programa é um desdobramento de um trabalho já iniciado entre as instituições.

“O fortalece vai dar continuidade ao trabalho de profissionalização das instâncias de governança. Com o Sebrae, criamos três: Caminho dos Ipês, a Rota Pantanal-Bonito, e a antiga Rota Norte que agora é Pantanal-Cerrado. Formalizamos essas instâncias e o Fortalece vai capacitar os líderes, para saírem com um planejamento estratégico”.

O mentor do programa, Richard Alves, explicou que entre os objetivos, estão “contribuir para a atualização dos conhecimentos das lideranças envolvidas na gestão do turismo local, priorizar esforços e recursos em torno de prioridades estratégicas para o destino turístico e fortalecer o desenvolvimento turístico local com base em ações colaborativas das organizações locais”.

Além do pensamento estratégico, o programa visa fazer os participantes refletirem sobre o futuro de suas regiões. A expectativa é envolver representantes de toda a cadeia do turismo, que engloba mais de 50 segmentos associados, como a gastronomia, a economia criativa e as agroindústrias.

CONEXÕES DO TURISMO

No mesmo dia, os empresários participaram do Talk Show Conexões do Turismo, voltado para incentivar a criação de novos produtos turísticos em MS. A mediadora do encontro, a secretária de Cultura e Turismo de Campo Grande (Sectur), Melissa Tamaciro, disse aos participantes que é importante se manter sempre inovando, “queremos atualizar e organizar o turismo, fortalecendo o mercado para todos”.

Ainda no evento, os empresários conheceram o case de sucesso do bar Velfarre, localizado no centro da Capital. O estabelecimento criou o produto “Walking Tour - Rota do Selfie”. “É atividade guiada por um profissional capacitado com visitações a museus, praças e monumentos e que termina com no bar com menu degustação de pratos típicos”, disse o sócio-proprietário Rodrigo Hata, lembrando que uma das marcas também é o letreiro ‘Eu amo CG’.

Para Hipólito Lima, um dos sócios-proprietários da Cervejaria Prosa, o trade turístico precisa caminhar junto. “Campo Grande é uma capital que precisa se consolidar não só dentro do cenário sul-mato-grossense, mas a nível nacional. As pessoas que lidam com o turismo precisam se integrar nas atividades do Sebrae e da Sectur no intuito de ter esse momento de discussão para se despertar e se qualificar, desenvolvendo as potencialidades para que sejamos atrativos”, finaliza.

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Todo equívoco humano é satirizável. Enquanto houver ser humano com suas carências, inseguranças e dúvidas, haverá sátira

Ziraldo (1932-2024)

Vídeos

Bonito, um convite à sustentabilidade

Mais Vídeos

Eco Debate

ARMANDO ARRUDA LACERDA

25 anos de concessão, aceitar escombros como devolução?

NELSON ARAÚJO FILHO

Uma história de areias

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo