sexta, 29 de março de 2024
TERMINAL

Floripa Airport inaugura novo Aeroporto Internacional

28 SET 2019 - 12h00Por Mercado & Eventos

A Floripa Airport inaugurou oficialmente o novo Aeroporto Internacional de Florianópolis Hercílio Luz. A nova infraestrutura, quatro vezes maior que a atual, entra em operação na próxima terça-feira (1/10). Cerca de 500 pessoas estiveram presentes, entre elas executivos do Grupo Zurich Airport, autoridades, convidados e colaboradores da Floripa Airport.

Após uma visita pelo novo terminal, a cerimônia contou com espetáculo de dança, criado exclusivamente para o aeroporto de Florianópolis. A coreografia percorreu os diversos temas e personagens da aviação, entre eles, o icônico fiscal de pátio.

Entre as surpresas da noite, Lukas Brosi, CFO do grupo Zurich Airport, presentou a subsidiária catarinense com uma vaca estilizada, ao estilo Cow Parade, animal que é símbolo do país sede da empresa.

Em sua apresentação, o CEO da Floripa Airport, Tobias Markert, mostrou os atributos que elevam o novo Aeroporto Internacional de Florianópolis a um padrão internacional de qualidade, garantindo inovação, conforto, eficiência e excelência nos serviços.

“Estamos orgulhosos do novo terminal. Mas nós não construímos o aeroporto para nós, mas para as pessoas. O nosso desejo é que todas as pessoas de Santa Catarina também sintam orgulho do novo aeroporto”, afirma Tobias Markert, CEO da Floripa Airport.

Com investimentos de R$ 570 milhões, o novo aeroporto de Florianópolis implementará um conceito aeroportuário inédito no país, mas já consagrado no exterior: a ideia de que um aeroporto não é só um lugar de passagem, mas um lugar para se estar.

Espaços públicos prezam pela iluminação e bastante verde

NOVIDADES

Sistema automatizado de despacho de bagagem (BHS), que duplica a capacidade de processamento;

Sistema BCBP para leitura digital de passagens aéreas;

Construção da taxiway paralela à pista principal, que aumenta em 47% a capacidade de pousos e decolagens;

Carrinhos de bagagem para escada rolante (único aeroporto do Brasil com o equipamento);

Terraço panorâmico aberto ao público (único aeroporto no Brasil com o espaço),

Boulevard 14/32, primeira praça de entretenimento, lazer e compras em aeroportos no Brasil;

10 pontes de embarque ou fingers;

45 balcões de check-in (o antigo terminal tem 36);

8 esteiras de bagagem (o antigo terminal tem 2);

13 portões de embarque (o antigo terminal tem 6).

Tobias Markert, CEO da Floripa Airport

OPERAÇÃO

O novo aeroporto estará aberto para receber os passageiros a partir da 1h, do dia 1 de outubro. O primeiro voo a decolar do novo terminal é o JJ9046, às 4h, com destino a Guarulhos. O primeiro pouso é o voo AD5365, às 5h55, proveniente de Chapecó. No total, 82 voos estão previstos para o primeiro dia de operação no novo terminal. A última operação no terminal antigo ocorrerá às 00h50min, com o pouso do voo AD2786, vindo de Viracopos (SP).

O endereço do novo aeroporto é Rodovia Acesso ao Aeroporto, 6.200, Bairro Carianos, e ele já pode ser usado nos aplicativos de transporte. A desmobilização das atividades do terminal antigo ocorre, gradualmente, ao longo do dia 30/09, com transferência de mobiliários, encerramentos das atividades de cias aéreas, comerciais e da Floripa Airport e o deslocamento das aeronaves do pátio antigo para o novo.

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Sou bom pescador, se vocês não sabem, eu já peguei, em Porto Murtinho (MS), um jaú de 47 kg. Peguei junto com o Zeca do PT, usando anzol sem garra

Presidente Lula, durante evento no Ministério da Pesca e Aquicultura

Vídeos

Esportes radicais: calendário de 2024

Mais Vídeos

Eco Debate

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Pantanal universal? Consultem a sabedoria local

LUIZ PLADEVALL

Cuidar da água para não faltar