quinta, 21 de janeiro de 2021
TERMINAL

Floripa Airport inaugura novo Aeroporto Internacional

28 SET 2019 - 12h00Por Mercado & Eventos

A Floripa Airport inaugurou oficialmente o novo Aeroporto Internacional de Florianópolis Hercílio Luz. A nova infraestrutura, quatro vezes maior que a atual, entra em operação na próxima terça-feira (1/10). Cerca de 500 pessoas estiveram presentes, entre elas executivos do Grupo Zurich Airport, autoridades, convidados e colaboradores da Floripa Airport.

Após uma visita pelo novo terminal, a cerimônia contou com espetáculo de dança, criado exclusivamente para o aeroporto de Florianópolis. A coreografia percorreu os diversos temas e personagens da aviação, entre eles, o icônico fiscal de pátio.

Entre as surpresas da noite, Lukas Brosi, CFO do grupo Zurich Airport, presentou a subsidiária catarinense com uma vaca estilizada, ao estilo Cow Parade, animal que é símbolo do país sede da empresa.

Em sua apresentação, o CEO da Floripa Airport, Tobias Markert, mostrou os atributos que elevam o novo Aeroporto Internacional de Florianópolis a um padrão internacional de qualidade, garantindo inovação, conforto, eficiência e excelência nos serviços.

“Estamos orgulhosos do novo terminal. Mas nós não construímos o aeroporto para nós, mas para as pessoas. O nosso desejo é que todas as pessoas de Santa Catarina também sintam orgulho do novo aeroporto”, afirma Tobias Markert, CEO da Floripa Airport.

Com investimentos de R$ 570 milhões, o novo aeroporto de Florianópolis implementará um conceito aeroportuário inédito no país, mas já consagrado no exterior: a ideia de que um aeroporto não é só um lugar de passagem, mas um lugar para se estar.

Espaços públicos prezam pela iluminação e bastante verde

NOVIDADES

Sistema automatizado de despacho de bagagem (BHS), que duplica a capacidade de processamento;

Sistema BCBP para leitura digital de passagens aéreas;

Construção da taxiway paralela à pista principal, que aumenta em 47% a capacidade de pousos e decolagens;

Carrinhos de bagagem para escada rolante (único aeroporto do Brasil com o equipamento);

Terraço panorâmico aberto ao público (único aeroporto no Brasil com o espaço),

Boulevard 14/32, primeira praça de entretenimento, lazer e compras em aeroportos no Brasil;

10 pontes de embarque ou fingers;

45 balcões de check-in (o antigo terminal tem 36);

8 esteiras de bagagem (o antigo terminal tem 2);

13 portões de embarque (o antigo terminal tem 6).

Tobias Markert, CEO da Floripa Airport

OPERAÇÃO

O novo aeroporto estará aberto para receber os passageiros a partir da 1h, do dia 1 de outubro. O primeiro voo a decolar do novo terminal é o JJ9046, às 4h, com destino a Guarulhos. O primeiro pouso é o voo AD5365, às 5h55, proveniente de Chapecó. No total, 82 voos estão previstos para o primeiro dia de operação no novo terminal. A última operação no terminal antigo ocorrerá às 00h50min, com o pouso do voo AD2786, vindo de Viracopos (SP).

O endereço do novo aeroporto é Rodovia Acesso ao Aeroporto, 6.200, Bairro Carianos, e ele já pode ser usado nos aplicativos de transporte. A desmobilização das atividades do terminal antigo ocorre, gradualmente, ao longo do dia 30/09, com transferência de mobiliários, encerramentos das atividades de cias aéreas, comerciais e da Floripa Airport e o deslocamento das aeronaves do pátio antigo para o novo.

Leia Também

Relatos de viagem

Conte sua aventura aqui!

Mais Relatos de Viagem

Megafone

A natureza não negocia e a física não faz acordos

Greta Thunberg, ao Parlamento Europeu

Vídeos

Barco-hotel Vip: pesca no Pantanal

Mais Vídeos

Eco Debate

ORLANDO DE SOUZA

A real paz de que o Turismo precisa

CAIO PENIDO

Os Serviços Ambientais e o Pacto AgroAmbiental

MANOEL MARTINS DE ALMEIDA

Pertencimento é pertencer ao Pantanal!