quinta, 28 de março de 2024
MERCADÃO

Festival do Pastel tem novos sabores e combos especiais

06 NOV 2019 - 10h52Por Mireli Obando/Portal GOVMS

Ponto turístico de Campo Grande, o Mercadão Municipal, situado no centro da cidade (no início das ruas 7 de Setembro e 15 de Novembro), promove de quinta-feira a domingo, 7 a 10 de novembro, o 7° Festival do Pastel. O evento com entrada gratuita, terá uma programação especial com música ao vivo, exposição e distribuição de peixes ornamentais, sorteios, e um espaço kids com piscina de bolinhas, escalada e outros brinquedos.

Além dos pasteis já conhecidos pelos frequentadores do local, novos sabores serão lançados durante o festival gastronômico. A boa notícia é que haverá opções do pastel individual, com custo médio entre R$ 7,00 e R$ 20,00, ou optar pelos combos especiais. “Para o Festival estamos elaborando combos para ficar bem mais barato para as famílias. Nosso interesse é mostrar para o campo-grandense o que nós temos de cultura e de bons produtos”, afirma Milton Caetano, um dos comerciantes que fazem parte da história do local.

Com mais de 30 anos de Mercadão, ele é a segunda geração que toca a Pastelaria do Milton, famosa pelo pastel de carne de jacaré. Um “fenômeno” segundo Milton, a iguaria possui características exclusivas, como formato e tempero. “Única forma do Brasil que tem o formato de jacaré é a nossa, não existe outra”. Quanto ao sabor, ele é enfático “Além de um bom óleo e sal grosso, algumas ervas, vendidas aqui mesmo no mercadão”, destaca.

Sobre os lançamentos ele dá spoiler de alguns sabores. “Todo mundo aqui tem seu lançamento! A minha (pastelaria) irá lançar dez tipos diferentes, além dos 60 que já tem no cardápio. Vou te dar alguns exemplos, você já comeu pastel de feijoada? Venha comer! Avestruz, linguiça mineira, pantaneiro com carne seca, nutella com morango. Tem muito pastel”, frisa.

Há 18 anos atuando no ramo, Jefferson Kanashiro é a quarta geração da pastelaria Parada Obrigatória. Entre as novidades que estão sendo preparadas para o festival, ele adianta o pastel de carne de porco. “A carne de porco desfiada que o cliente poderá escolher ou com barbecue ou com picles”. Segundo ele, outro diferencial para o evento serão os combos com valores diferenciados. “Será algo bem atrativo”, afirma.

Pastel de jacaré do Mercadão é único no Brasil que tem formato do animal

Organizado pela Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal de Campo Grande (Associmec) com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura Municipal e instituições da iniciativa privada, a 7° edição do Festival do Pastel espera receber uma média de 70 mil pessoas nos quatro dias do evento.

Para Ronald Kanashiro, ex-presidente da Associmec, o festival é uma forma de manter viva a cultura de Campo Grande e do Estado. “O Festival é um encontro gastronômico, cultural, que envolve muita comida boa, música, algumas apresentações que representam as colonizações, como por exemplo o Taikô da colônia japonesa, que é uma das pioneiras do Mercadão. Dessa forma divulgamos o Mercado Municipal, atraímos e fortalecemos como lugar de visitação e como lugar histórico da cidade”, pontua o empresário de 48 anos que cresceu no ambiente, e atua no ramo da carne. “Aqui é o quintal da minha casa”.

A expectativa dos comerciantes é de que as vendas aumentem 30% em relação aos dias normais de funcionamento, não apenas na parte gastronômica, mais também nos estabelecimentos que oferecem artesanato, ervas medicinais, condimentos, doces, frios, carnes e peixes.

Saiba mais: O Mercadão Municipal de Campo Grande funciona de segunda a sábado das 6h30 às 18h30, aos domingos e feriados de 6h30 à 12h.

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Sou bom pescador, se vocês não sabem, eu já peguei, em Porto Murtinho (MS), um jaú de 47 kg. Peguei junto com o Zeca do PT, usando anzol sem garra

Presidente Lula, durante evento no Ministério da Pesca e Aquicultura

Vídeos

Esportes radicais: calendário de 2024

Mais Vídeos

Eco Debate

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Pantanal universal? Consultem a sabedoria local

LUIZ PLADEVALL

Cuidar da água para não faltar