sábado, 20 de abril de 2024
PAR

Festivais aquecem o mês de julho na Chapada dos Veadeiros

01 JUL 2019 - 12h45Por REDAÇÃO

Com 245 mil hectares de extensão, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado na região centro-oeste do Estado de Goiás, é uma unidade de conservação ímpar no Brasil, considerada Patrimônio Mundial pela Unesco, que abriga uma fauna rara e espécies em extinção.

Ao lado da natureza exuberante do parque, com vegetação típica do cerrado, marcada por dezenas de cachoeiras e cânions, a região acolhe uma população comprometida com a preservação ambiental e com a qualidade de vida, além de atrair empreendedores de diversos países e turistas em busca de natureza e bem-estar, oferecendo ainda, na alta temporada de julho, diversos eventos que mesclam entretenimento, vivências de reconexão humana e diversidade cultural.

Santo de Casa

Exemplo disso é o Festival Ilumina, que acontece de 5 a 7 de julho, e propõe momentos de imersão como uma alternativa à rotina agitada dos centros urbanos. Com uma programação única, repleta de shows musicais, danças, palestras, aulas de yoga, meditação e gastronomia consciente e vegana, o evento reúne autoconhecimento em um harmonioso encontro de pessoas unidas para celebrar a diversidade, os direitos humanos, a preservação ambiental e o respeito a todas as formas de vida.

Entre os destaques, está o show manifesto Santo de Casa, de Mariene de Castro, cujo repertório resgata a diversidade religiosa e a cultura popular, apresentações das cantoras Renata Rosa e Déa Trancoso, e do artista Castello, que pretende embalar os corpos em um ritmo de êxtase sensorial.

Nos talks, Marcelo Rosenbaum é um dos nomes de peso, ao lado da nutricionista vegana Alessandra Luglio. A programação também se estende para experiências marcantes em jornadas de conhecimento e vivência, como o aprendizado “Tradição, Parto e Espiritualidade: A Arte de Nascer em Paz”, com Dona Francisquinha, indígena da etnia Shawãdawa do Vale do Juruá (Acre). (Acesse a programação completa aqui).

Encontro de Culturas

Outro evento que acontece anualmente na região, tendo como marca a diversidade cultural, é o XIX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Com a proposta de descobrir caminhos para fortalecer as manifestações culturais do povo brasileiro, ele prevê 22 dias de atrações.

A primeira fase do encontro é a XIII Aldeia Multiétnica (12 a 19 de julho), espaço de valorização dos povos indígenas, que vai contar com representantes dos povos do Alto Xingu (MT), Kayapó/Mebengôkré (PA), Krahô (TO), Guarani Mbyá (SC), Fulni-ô (PE), Xavante (MT) e Karajá (Ilha do Bananal, TO), para oficinas, rodas de conversa e atividades diversas, em uma vivência de sensibilização e aprendizado sobre as culturas e a organização social de cada etnia participante e dos povos indígenas em geral.

No dia 20 de julho, tem início o Encontro de Culturas, que celebra o Sítio Histórico Kalunga, o maior território remanescente quilombola do Brasil, e também as culturas de comunidades tradicionais da Chapada dos Veadeiros, como Caçada da Rainha de Colinas do Sul, Congo de Niquelândia, Catira de São João d’Aliança, numa experiência única, que reúne 30 mil pessoas para vivenciar atividades culturais e apresentações com cantadores, dançadores e mantenedores de tradições de todas as origens, cores e idades.

A abertura do evento será com show da banda Ponto br, coletivo que reúne guardiões da nossa cultura tradicional. Entre outros destaques estão shows das bandas Ponto de Equilíbrio, Xaxado Novo, Flautins de Mauá e Siba. (Acesse a programação completa aqui).

SERVIÇO

Festival Ilumina 

Data: 5, 6 e 7 de julho

Local: Novo Portal do Beija-Flor (Go 239 km 9 – Estrada para São Jorge), Alto Paraíso de Goiás 

Estacionamento pago (vagas limitadas)

Alimentação (não inclusa no valor do ingresso): Praça de Alimentação Vegana

Hospedagem: não inclusa no valor do ingresso

Facebook: /iluminaamor 

Instagram: /festivalilumina

Site Oficial e venda de ingressos: festivalilumina.com

 

XIX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

XIII Aldeia Multiétnica

De 12 a 19 de Julho 

Estrada do Vale Verde, Alto Paraíso de Goiás – GO

Inscrições e Informações: [email protected] 
www.aldeiamultietnica.com.br


Encontro de Culturas

20 de julho a 3 de agosto 

Vila de São Jorge, Alto Paraíso de Goiás, Chapada dos Veadeiros (GO)

Site Oficial: www.encontrodeculturas.com.br

Ingressos: Sympla

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Todo equívoco humano é satirizável. Enquanto houver ser humano com suas carências, inseguranças e dúvidas, haverá sátira

Ziraldo (1932-2024)

Vídeos

Bonito, um convite à sustentabilidade

Mais Vídeos

Eco Debate

ARMANDO ARRUDA LACERDA

25 anos de concessão, aceitar escombros como devolução?

NELSON ARAÚJO FILHO

Uma história de areias

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo