sexta, 29 de setembro de 2023
ACIDENTE

Derretimento de área na Antártida é o dobro da Califórnia

23 JUN 2017 - 18h21Por Folha do Meio Ambiente

Pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio registraram o derretimento parcial de uma área que é dobro do estado da Califórnia na Antártica. O estudo foi publicado pela revista "Nature Communications" nesta semana.

De acordo com o artigo, ventos quentes do El Niño passaram pela região durante duas semanas em janeiro de 2016. Os dados recolhidos por satélite mostram uma mistura de neve derretida e gelo sobre uma plataforma sólida que canaliza cerca de um terço do gelo que flui para o oeste da Antártica para o oceano.

Embora os cientistas tenham evidências há anos de que a água quente dos oceanos está derretendo as placas de gelo da Antártica, essa é uma das primeiras pesquisas em que foi possível documentar como o ar quente também pode causar o degelo generalizado.

A equipe instalou os instrumentos necessários para investigar os processos na Antártica Ocidental semanas antes dos ventos quentes. "Nós tivemos muita sorte de conseguir instalar equipamentos de última geração na Antártica Ocidental logo antes dessa grande ocorrência de derretimento", disse Dan Lubin, coautor do estudo.

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Campo Grande leva suas potencialidades para a Abav

REDAÇÃO

Vídeos

Conheça o Brasil, voando!

Mais Vídeos

Eco Debate

DAVID LESLIE BENVENISTE

O novo agente de viagens da Inteligência Artificial

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Crédito de Carbono, apocalipse ou oportunidade no Pantanal?

THIAGO AKIRA

Sustentabilidade, a nova fronteira do marketing no turismo