quinta, 28 de março de 2024
ACIDENTE

Derretimento de área na Antártida é o dobro da Califórnia

23 JUN 2017 - 18h21Por Folha do Meio Ambiente

Pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio registraram o derretimento parcial de uma área que é dobro do estado da Califórnia na Antártica. O estudo foi publicado pela revista "Nature Communications" nesta semana.

De acordo com o artigo, ventos quentes do El Niño passaram pela região durante duas semanas em janeiro de 2016. Os dados recolhidos por satélite mostram uma mistura de neve derretida e gelo sobre uma plataforma sólida que canaliza cerca de um terço do gelo que flui para o oeste da Antártica para o oceano.

Embora os cientistas tenham evidências há anos de que a água quente dos oceanos está derretendo as placas de gelo da Antártica, essa é uma das primeiras pesquisas em que foi possível documentar como o ar quente também pode causar o degelo generalizado.

A equipe instalou os instrumentos necessários para investigar os processos na Antártica Ocidental semanas antes dos ventos quentes. "Nós tivemos muita sorte de conseguir instalar equipamentos de última geração na Antártica Ocidental logo antes dessa grande ocorrência de derretimento", disse Dan Lubin, coautor do estudo.

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Sou bom pescador, se vocês não sabem, eu já peguei, em Porto Murtinho (MS), um jaú de 47 kg. Peguei junto com o Zeca do PT, usando anzol sem garra

Presidente Lula, durante evento no Ministério da Pesca e Aquicultura

Vídeos

Esportes radicais: calendário de 2024

Mais Vídeos

Eco Debate

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Pantanal universal? Consultem a sabedoria local

LUIZ PLADEVALL

Cuidar da água para não faltar