quinta, 18 de abril de 2024
RESGATE

Demolido em 70, Relógio da 14 volta a inspirar uma cidade

11 NOV 2019 - 07h34Por REDAÇÃO

Feito em ACM, um material acrílico de alta durabilidade, e composto de chapas de alumínio, o novo relógio da 14 de Julho, que começou a ser instalado no centro comercial de Campo Grande (MS), mostrará muito mais que horas. O aparelho informará a temperatura e campanhas educativas. A primeira será a do Novembro Azul.

Um pedido da população para a gestão municipal, o equipamento integrara o monumento que já foi instalado durante as obras de requalificação da Rua 14 de Julho, no Reviva Campo Grande, em julho deste ano. Após ser demolido na década de 1970, um símbolo da cidade revive!

Projetada com perfis metálicos que reproduzem todos os detalhes do relógio original, a escultura é totalmente vazada, visualmente leve, mas ao mesmo tempo forte em seu simbolismo. Um resgate histórico para uma cidade que pouco valoriza e preserva seu patrimônio cultural.

Dona Edna Moraes, que passava pela via nesta sexta-feira (8), aprovou. “O relógio está maravilhoso, algo assim fora de série. Vai ficar outra coisa”, disse.

Durante as escavações, foi encontrada a fundação do relógio original que foi utilizada para a sustentação desta nova estrutura, criando um vínculo definitivo com o passado e com a história da cidade.

A instalação da escultura metálica lembrando o antigo relógio, exatamente no ponto em que ele foi construído inicialmente, representa o resgate de parte importante da história do Centro Antigo de Campo Grande.

O projeto do novo relógio da 14 é dos arquitetos César da Silva Fernandes e Inácio Salvador, responsáveis pela remodelação da Rua 14 de Julho.

História

O relógio original da Rua 14 de Julho foi instalado em 1933, no cruzamento com a Avenida Afonso Pena, e se transformou em um símbolo do progresso e do processo de urbanização que Campo Grande vivenciava. O antigo relógio foi testemunho por quase três décadas de muitos carnavais, comícios políticos, footings, shows e namoros. A vida cultural da Cidade Morena circulava em torno dele.

No dia 7 de agosto de 1970, o relógio foi demolido. A reconstrução do monumento foi realizada por iniciativa do Rotary Club de Campo Grande e, no ano 2000, foi inaugurada uma réplica no cruzamento das Avenidas Afonso Pena e Calógeras.

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Todo equívoco humano é satirizável. Enquanto houver ser humano com suas carências, inseguranças e dúvidas, haverá sátira

Ziraldo (1932-2024)

Vídeos

Bonito, um convite à sustentabilidade

Mais Vídeos

Eco Debate

ARMANDO ARRUDA LACERDA

25 anos de concessão, aceitar escombros como devolução?

NELSON ARAÚJO FILHO

Uma história de areias

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo