terça, 23 de abril de 2024
DESAFIOS

Corrida em Piraputangas revela refúgios da morraria do Urucum

11 JUL 2017 - 21h05Por Sílvio Andrade

A prefeitura de Corumbá promove no próximo dia 23 (domingo) a primeira corrida de aventura no Parque Municipal de Piraputangas, situado a 30 km a leste da cidade. Mais do que obstáculos em um terreno acidentado e predegoso, o desafio de 10 km proporciona o contato direto com a natureza no entorno da morraria que guarda uma das maiores reservas minerais do Brasil. O local foi um grande latifúndio instalado após a Guerra do Paraguai.

O local guarda os últimos refúgios de fauna e flora de uma região antropizada devido a extração de minério e ocupações irregulares ao longo de décadas. Estudos apontam que o parque abriga 94 espécies entre flora e fauna, com destaque para 39 plantas, 25 mamíferos e 13 répteis, numa área de aproximadamente 1.300 hectares.

Alguns córregos secaram por alterações ambientais causadas pelas empresas mineradoras, denunciadas e condenadas pela Justiça. Mas em 2003 o parque foi criado e de lá para cá se busca preservá-lo. Vários córregos de água cristalina (ainda) correm em direção ao Paraguai. Águas estas que compõe o Aquífero Guarani e abastecem balneários e pequenas propriedades rurais.

Trechos de difícil acesso compõem o percurso da corrida

Trilha de bike

Por ali também cruza a antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, com uma estação no distrito de Maria Coelho, por onde a Vale, principal mineradora a explorar o ferro e o manganês de Urucum, transporta a matéria-prima para o porto de Porto Esperança, de onde segue pela Hidrovia do Rio Paraguai para mercados latinos, europeus e asiáticos.

A corrida será uma experiência única e vem atraindo competidores de todo o Estado. No mês passado, a prefeitura de Corumbá promoveu a primeira trilha de mountain bike, com o mesmo percurso, dentro de um planejamento que visa preparar o parque para visitação pública. O local já conta com uma sede, mas os passeios exigem guias e segurança, pois ao entrar naquele paraíso você perde o contato por telefone.

A Fundação de Meio Ambiente de Corumbá prepara a reestruturação do parque para desenvolver projetos de educação ambiental e visitação da população corumbaense, a qual desconhece esse lugar maravilhoso, e também de turistas. Com o prédio da sede, inaugurado no ano passado, será possível organizar trilhas e práticas esportivas e ainda pesquisas científicas.

Sede do parque tem estrutura para projetos ambientais

Vale apoia

O espaço conta com laboratório para armazenagem e manipulação de amostras e dormitório para pesquisadores, além de um receptivo, uma sala multiuso, dois sanitários. uma suíte para o guarda-parque, depósito, copa cozinha, um quarto coletivo e uma área de serviço.

A Vale, até como estratégia para melhorar sua imagem na região, está disposta a apoiar os projetos ambientais. "Prefiro que sejamos vistos aqui como bons vizinhos. Já passou da hora de acharmos que meio ambiente e mineração são coisas distintas, pois não são", afirma o gerente de Operações da Vale em Mato Grosso do Sul, Olemar Tibães.

A inscrição para a Corrida de Aventura é gratuita. Mais informações pelo telefone 3907.5342

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Todo equívoco humano é satirizável. Enquanto houver ser humano com suas carências, inseguranças e dúvidas, haverá sátira

Ziraldo (1932-2024)

Vídeos

Bonito, um convite à sustentabilidade

Mais Vídeos

Eco Debate

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Pantanal expõe: vamos resetar velhos preconceitos?

NELSON ARAÚJO FILHO

Uma história de areias

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo