quinta, 28 de março de 2024
AVENTURA

Corrida de Trilha lota a rede hoteleira de Bodoquena

19 SET 2017 - 11h16Por Sílvio Andrade

A primeira Corrida de Trilha da Serra da Bodoquena, que reunirá pelo menos 400 atletas profissionais e amadores em uma prova de grandes desafios neste domingo, 24, já é um sucesso ao atingir o objetivo da prefeitura de Bodoquena: fomentar o ecoturismo em uma das regiões mais belas de Mato Grosso do Sul e movimentar a cadeia produtiva, da rede hoteleira e gastronômica aos serviços essenciais que a cidade disponibiliza aos visitantes.

“Bodoquena está preparada e envolvida para receber os competidores e o trade turístico comemora a lotação da nossa capacidade hoteleira”, anunciou a secretária municipal de Turismo, Vivian Cruz. Segundo ela, o evento esportivo promove a região nacionalmente, divulgando seus atrativos naturais e atraindo perfis diferentes de turistas. “A cidade abraçou a prova, as escolas, o comércio, e a organização pensou em todos os detalhes”, celebra.

Marcelo Sinoca: "esse lugar é maravilhoso"

O ex-atleta de corrida de aventura Marcelo Sinoca, 30 anos, um dos principais nomes de trail run do Brasil, é o consultor e padrinho da competição e ficou entusiasmado com o seu trajeto em meio à natureza, com trechos íngremes, montanhas, trilhas, estradas de chão batido, pedras, rios (rasos), terrenos acidentados, costões e obstáculos naturais. “Olha, já rodei o mundo, mas não tem lugar mais fantástico do que a Serra da Bodoquena”, confessou.

Considerado um dos atletas mais completos nesse gênero de desafios no esporte, Sinoca fez o reconhecimento do trajeto de 12 km da corrida de trilha e disse que a prova vai exigir muita técnica pelo nível de dificuldades naturais, como travessia de rios e uma altimetria acumulada que chega a mil metros. “É uma prova diferenciada, não só pela natureza ao redor, mas nível de obstáculos, onde você enfrenta muita pedra e raízes de árvores na descida”, explica.

Trajeto da prova tem trilhas de subida e muita pedra

Águas cristalinas

Os últimos 6 km, segundo ele, “é de tirar o fôlego” – quando o atleta atinge as águas cristalinas dos rios e córregos que banham a serra. “Ali é o ponto chave, não tem como você não dar um mergulho, até para recompor as energias para a chegada”, conta. Sinoca integrou a equipe brasileira que chegou em 6º lugar no Patagonian Expedition Race, em 2013, e venceu a Jungle Marathon, prova de 254 km disputada em cinco dias no meio da Floresta Amazônica, em 2015.

A corrida terá largada às 8h no domingo, às 8h, no Refúgio Canaã , com a participação de 335 atletas de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e outros estados, além de Brasília. A maioria dos competidores do Estado representa Bonito, Campo Grande, Três Lagoas e Corumbá. O percurso é demarcado com staff, fitas, cal e placas sinalizadoras. “É importante que o atleta siga com atenção as sinalizações especificas e os fiscais de prova”, orienta Sinoca.

Corrida de trilha na Serra da Bodoquena terá 12 quilômetros, com a participação de atletas em várias categorias por idade

No masculino, a prova será disputada nas seguintes categorias: 18 a 29 anos, 30 a 39 anos, 40 a 59 anos e acima de 60 anos; no feminino: 18 a 24 anos, 25 a 34 anos, 35 a 44 anos, 45 a 54 anos e acima de 55 anos. Simultaneamente, será realizada uma caminhada ecológica, de 6 km, que contou com poucas inscrições. No sábado, 23, às 19h, a prefeitura local promoverá atividades culturais com a participação dos atletas, na Praça da Liberdade.

Mais informações em: corridaserradabodoquena.com.br

Saiba mais

A Serra da Bodoquena está localizada na área de junção dos biomas: Pantanal, Chaco e Cerrado. Esse fator gerou uma imensa biodiversidade, o qual é a principal causa da exuberância das paisagens, da fauna e da flora na região.

O município de Bodoquena, hoje com uma população de oito mil habitantes, foi elevado a distrito em 1980, quando recebeu o novo povoado a denominação de patrimônio do Campão, atual cidade de Bodoquena.

Bodoquena é um lugar onde é possível ficar em harmonia com a natureza, um lugar quase intocado pelo homem. Possui infra estrutura turística, atrativos naturais como balneários, cachoeiras, trilhas, fauna e flora, rios altamente piscosos, culinária típica da região, festas religiosas e folclore. A cidade está no coração da Serra da Bodoquena, então considerada cidade serrana.

Serra da Bodoquena é um divisor de águas ao abrigar todas as nascentes dos rios cristalinos, como Salobra, Prata, Formoso, Perdido e Sucuri

A 70 km de Bonito (trecho recentemente asfaltado), um dos destinos ecoturísticos mais preservados do Brasil, encontra-se a entrada para uma das principais unidades de conservação do Estado de Mato Grosso do Sul, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena.

A Serra da Bodoquena possui a maior extensão de florestas naturais do Estado, é um divisor de águas e é responsável por todas as nascentes dos rios cristalinos da região, como a Salobra,o Prata, o Formoso, o Perdido e o Sucuri.

A região ainda sofre com as ameaças de madeireiros, invasores, incendiários e grileiros em sua volta. Desde a década de 80, dezenas de profissionais, pesquisadores, conservacionistas e entidades governamentais e não governamentais, reivindicam a proteção especial desta área, que assegura ser uma região de alta biodiversidade de importância mundial.

O acesso rodoviário à região, a partir de Campo Grande, é pela rodovia BR 262 até Miranda, na entrada do Pantanal, de onde se segue por mais 60 km pela MS-178. Estrada em boas condições, bem sinalizada e de pouco tráfego, mas é preciso tomar cuidado com bichos cruzando o asfalto, como anta e cervo.

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Sou bom pescador, se vocês não sabem, eu já peguei, em Porto Murtinho (MS), um jaú de 47 kg. Peguei junto com o Zeca do PT, usando anzol sem garra

Presidente Lula, durante evento no Ministério da Pesca e Aquicultura

Vídeos

Esportes radicais: calendário de 2024

Mais Vídeos

Eco Debate

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Pantanal universal? Consultem a sabedoria local

LUIZ PLADEVALL

Cuidar da água para não faltar