sexta, 29 de março de 2024
GLOBAL

Conferência do Wildfire em MS debate incêndios florestais

24 OUT 2019 - 14h27Por REDAÇÃO

Campo Grande (MS) receberá a 7ª Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais (Wildfire), que pela primeira vez será realizado no Brasil. O evento acontecerá entre os dias 28 de novembro a 1º de novembro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. Abertura dos trabalho será às 9h, no Auditório Manoel de Barros. A cerimônia com a presença de autoridades ocorrerá às 18h30.

A Conferência reunirá gestores, autoridades, técnicos, pesquisadores e brigadistas de diversas nacionalidades para troca de conhecimento sobre métodos de combate ao fogo, novas tecnologias e estratégias para ações conjuntas entre comunidades e países.

Em sua sétima edição, o tema principal da conferência é“Frente a frente com o fogo em um mundo em mudanças: redução da vulnerabilidade das populações e dos ecossistemas por meio do Manejo Integrado do Fogo”. Nesse contexto, um dos principais objetivos do evento é promove cooperação internacional e ajuda humanitária, fortalecendo a estratégia global para gerenciamento de incêndios e manejo do fogo.

O evento deverá contar, na abertura, com a presença dos ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente), Tereza Cristina Dias (Agricultura e Pecuária) e Luiz Henrique Mandetta (Saúde); governador Reinaldo Azambuja; presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Fortunato Bim; secretário Estadual Jaime Verruck (Semagro); coordenador Estadual de Defesa Civil, tenente-coronel Fábio Catarinelli, e coordenador estadual do PrevFogo, Márcio Yule.

Troca de experiências

A agenda do Wilfire conta com palestras de convidados de diversos países, apresentação de trabalhos desenvolvidos por empresas, pesquisadores e especialistas e sessões temáticas para aprofundamento do tema dentro das vertentes de clima, meteorologia, ecossistemas, desastres, segurança e saúde humana.

A Wildfire é o maior evento do gênero no planeta. Acontece de quatro em quatro anos; o primeiro foi em 1989, em Boston (USA), em 1997 em Vancouver (Canadá), em 2002 em Sidnei (Austrália), em 2007 na cidade de Sevilha (Espanha) e em 2011 em Sun City (África do Sul). Reúne todas as partes envolvidas na gestão de incêndios florestais e seus campos relacionados, como silvicultura, clima e meteorologia, ecossistemas, desastres e segurança e saúde humana.

Os participantes partilharão conhecimentos e experiências sobre a metodologia de gestão de incêndios e debaterão estratégias para o reforço da cooperação internacional.

Confira a programação completa da 7ª Wildfire:
https://www.ibama.gov.br/wildfire2019-programacao

A decisão de trazer para Campo Grande o Wildfire 2019 foi tomada em fevereiro de 2016, em reunião com diversas autoridades que contou com a presença do secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck. Em março do ano passado, membros do International Liaison Committee, o Comitê Internacional que organiza a conferência, estiveram na Capital sul-mato-grossense para reuniões técnicas e vistorias aos locais que abrigará a megaestrutura do evento.

São esperados entre 1 mil a 1,5 mil participantes no evento, representando cerca de oitenta países. Na avaliação dos membros do comitê, a cidade de Campo Grande foi aprovada por possuir boa rede hoteleira e estrutura própria adequada ao evento. Pesou também na decisão o apoio do Governo do Estado, através da Semagro, que vem trabalhando nos preparativos há dois anos. Município e governo federal também são parceiros, além do envolvimento do trade e entidades empresariais.

Problema crônico

Na opinião do secretário Jaime Verruck, a localização de Campo Grande facilita a participação de representantes de outros países da América do Sul, como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, que são países onde também há concentração de focos de incêndios florestais, portanto interessados no assunto. O fato de ser uma cidade de porte médio, com menos problemas de mobilidade urbana se comparada às grandes capitais (Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte), também pesou na decisão.

A conferência Internacional sobre Incêndios Florestais é um espaço de debate para profissionais que atuam no manejo do fogo e no controle de incêndios florestais no mundo todo, tais como tomadores de decisão, políticos e pesquisadores. Um dos objetivos é fomentar discussões e divulgar trabalhos sobre os impactos do fogo para as pessoas, comunidades, recursos e ecossistemas em todas as regiões do mundo.

O encontro também é um espaço para promover a cooperação internacional e a ajuda humanitária, consolidando a estratégia global para o gerenciamento de incêndios e o manejo do fogo. Durante o evento, também acontece uma feira, cujo objetivo é atrair empresas, instituições de pesquisa e especialistas no tema para exporem novas tecnologias, produtos e métodos para o manejo do fogo e o controle de incêndios florestais, em estreita interação com os participantes da Conferência.

Segundo os organizadores, incêndios florestais são um problema crônico no mundo todo e afetam de maneira grave a biodiversidade, a saúde da população, os transportes, além de acelerarem o processo de aquecimento global. No Pantanal, por exemplo, o município de Corumbá-MS, que corresponde a 60% do território do bioma, está entre as cidades com mais focos de incêndio em 2019 que, até a segunda semana de setembro, destruíram 1.027 milhão de hectares de vegetação no bioma e na Serra da Bodoquena.

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Sou bom pescador, se vocês não sabem, eu já peguei, em Porto Murtinho (MS), um jaú de 47 kg. Peguei junto com o Zeca do PT, usando anzol sem garra

Presidente Lula, durante evento no Ministério da Pesca e Aquicultura

Vídeos

Esportes radicais: calendário de 2024

Mais Vídeos

Eco Debate

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Pantanal universal? Consultem a sabedoria local

LUIZ PLADEVALL

Cuidar da água para não faltar