segunda, 02 de agosto de 2021
AIRBNB

Comece o ano com uma experiência única nas Bahamas

04 FEV 2020 - 16h00Por REDAÇÃO

O Airbnb e o Fundo Nacional das Bahamas, uma ONG local que protege 32 parques nacionais do país, estão oferecendo a cinco participantes a oportunidade transformadora de se afastar da rotina e viver em um oásis ecológico com o Sabático nas Bahamas.

O programa é uma oportunidade única de viver como um nativo da ilha ao lado dos moradores locais para receber os viajantes de volta às Bahamas, um país que depende do turismo para ampliar suas iniciativas de reconstrução depois da passagem do furacão Dorian.

Os participantes irão trabalhar ao lado dos moradores locais para recuperar setores que já tiveram seus dias de glória e ajudar a preservar os recursos naturais, auxiliando na transformação do país que, hoje, depende do investimento dos visitantes para se manter.

Sustentabilidade

Nos últimos anos, vários bahamenses intensificaram seus esforços para tornar possível um futuro mais sustentável para as Bahamas, trazendo de volta práticas tradicionais enraizadas na agricultura, pesca ética e revitalização dos recifes de corais.

Com o Sabático nas Bahamas, essas iniciativas locais em andamento são complementadas pela missão do Fundo Nacional das Bahamas ao se unirem aos participantes encarregados de contribuir com esses setores emergentes, proteger os parques nacionais e capacitar os líderes comunitários nas iniciativas de sustentabilidade.

“As Bahamas estão abertas ao público e, enquanto trabalhamos para recuperar partes do arquipélago devastadas pelo furacão Dorian, a grande maioria está pronta para receber visitantes", afirma Eric Carey, diretor executivo do Fundo Nacional das Bahamas.

“A parceria com o Airbnb é uma oportunidade incrível para ajudar a preservar ainda mais nossa cultura e nossos recursos e compartilhar a diversidade do nosso país e o estilo de vida das Bahamas com o mundo.”

O programa

Durante os meses de abril e maio, os participantes irão mergulhar na vida de três belos destinos insulares que não foram impactados pelo furacão – Andros, Exumas e Eleuthera –, irão se envolver com as culturas locais e realizarão vários projetos em importantes áreas de reserva natural.

Em Andros, onde está localizado o terceiro maior sistema de recifes do mundo, os participantes trabalharão ao lado da fotógrafa subaquática e de viagens Katie Storr para criar um programa de recuperação dos recifes de corais no North Marine Park, construindo e instalando um novo berçário, onde fragmentos de recifes de corais serão cultivados e, posteriormente, transplantados para áreas afetadas na região.  Os participantes também irão explorar buracos azuis, colherão esponjas e muito mais.

Lar do primeiro parque nacional do país, Exuma é conhecida por suas águas cristalinas repletas de peixes e outras formas de vida marinha. O mergulhador André Musgrove trabalhará com os participantes para replicar o ecossistema do The Exuma Cays Land e Parque Marítimo em outras zonas aquáticas da região que foram tomadas por espécies invasoras, principalmente pelo peixe-leão-vermelho.

Uma ilha longa com praias de areia rosa, Eleuthera tem muitas características naturais, como a Reserva de Plantas Nativas Leon Levy, que funciona como um centro de pesquisa para a medicina tradicional "bush". Juntamente a Omar Mcklewhite, um mestre jardineiro, os participantes aprenderão técnicas de propagação de árvores nativas e estabelecerão uma fazenda de "bush tea".

Como participar

Para se inscrever, os interessados devem acessar airbnb.com.br/sabbatical e preencher o formulário de inscrição. Antes de se candidatar, é importante ler atentamente os termos de seleção disponíveis no site.

Os candidatos devem ter mais de 18 anos, disponibilidade para estar nas Bahamas por dois meses (de abril a maio de 2020) para trabalhar como voluntário na ONG Bahamas National Trust, além de falar inglês. Os candidatos também terão que demonstrar seu compromisso em contribuir com a vida na ilha.

Leia mais sobre: airbnb

Leia Também

Relatos de viagem

Rota das emoções: lugares de ver Deus...

Mais Relatos de Viagem

Megafone

É a nova Genesis, o pantaneiro deixou de ser invisível

Pantaneiro Armando Lacerda, sobre a chegada da energia elétrica no Pantanal

Vídeos

Embratur promove o turismo doméstico

Mais Vídeos

Eco Debate

LUIZ AUGUSTO PEREIRA DE ALMEIDA

O paradoxo das águas

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Maraboho

FELIPE BARROSO

Alerta ao marco legal do saneamento: desafios em prol do meio ambiente