quinta, 28 de março de 2024
CERRADO

Frutos são a estrela de livro de fotos lançado por biólogo

06 AGO 2019 - 06h50Por SEVERINO FRANCISCO/Correio Braziliense

O pequi depende da polinização das abelhas, dos beija-flores e, principalmente, dos morcegos. Depois, os frutos são dispersos por morcegos e por mamíferos terrestres, como o lobo-guará ou as antas. Já aves como os papagaios ou as araras consomem o pequi, se alimentam do fruto e da castanha, consomem as sementes.

Com o cajuzinho ocorre processo semelhante. Araras e papagaios comem, e não dispersam. Os que dispersam são os que os engolem e levam para outro lugar e depois as defecam, como o lobo -guará ou a raposinha, fazendo assim um repovoamento das plantas.

Já com a cagaita, os frutos grandes completam o amadurecimento no solo e ficam acessíveis aos mamíferos terrestres, que também as redistribuem pela região. Caso parecido ocorre com o araticum, a mangaba, o gravatá e uma série de outras espécies.

É preciso conhecer para valorizar. Animado por esse lema, o biólogo e doutor em botânica pela UnB Marcelo Kuhlmann pesquisou a interação entre as plantas e os animais do cerrado durante 10 anos.

A imersão científica resultou nos dois volumes do livro Frutos e sementes do cerrado, ricamente ilustrado por 3 mil fotos de 500 espécies, que será lançado durante o festival Slow Film, em Brasília.

Mais da metade das espécies documentadas são comestíveis para seres humanos, e Marcelo faz descrições detalhadas e didáticas para todas as espécies.

Restauração ecológica

Ele fez mestrado sobre a interação entre a flora e a fauna do cerrado. Observou que cada planta é mais propensa a atrair certos animais do que outra. Aves têm uma percepção muito aguçada das cores. Buscam frutinhos pequenos e coloridos fáceis de pegar e de engolir:

“Frutos grandes, como a cagaita, o pequi, o cajuzinho são mais atrativos para os animais terrestres”, comenta Marcelo. “Os morcegos precisam de frutas de odor forte, como é o caso do pequi, mas a cor não é tão importante”.

Marcelo argumenta que se a gente pegar o bioma do cerrado, verá que tem 2.500 espécies vertebradas. Se observar aves e mamíferos, constataremos que metade se alimenta de frutas em suas dietas:

“Existem várias espécies em que o período reprodutivo é mais ativo na primavera, quando há uma oferta maior de frutos do Cerrado. Inclusive espécies migratórias aparecem em razão da quantidade de alimentos disponíveis”.

A aplicação da pesquisa tem múltiplos aspectos, mas Marcelo destaca duas: a recuperação de árvores degradadas e a alimentação humana. Com o conhecimento da interação entre fauna e flora, é possível planejar com mais eficácia a restauração ecológica por meio de plantios programados:

“São os animais que dão continuidade ao processo de restauração ecológica. É um processo contínuo e dinâmico ao longo do tempo. E outra questão importante é que a maioria dos frutos que atrai a fauna serve para alimentação humana. Cataloguei 500 espécies, mais da metade são comestíveis. É uma biodiversidade imensa para a alimentação humana”.

Caminhar juntos

O pesquisador defende que é preciso que os frutos estejam presentes no cotidiano das pessoas para serem valorizados. Ele é consultor da Embrapa e não vê incompatibilidade entre a produção e a preservação:

“O primeiro passo é conhecer para preservar”, argumenta.

“Outra questão é que a cadeia agrícola brasileira está muito focada em monocultura e pastagens por causa da produção bovina. Só que a gente olha para essas áreas e constata que estão muito degradadas e com baixa produtividade. Cinquenta por cento do cerrado foi desmatado. A Embrapa tem tecnologias para usar o cerrado sem desmatar. Elas (as plantas) têm uso alimentar, medicinal e paisagístico. Para preservar, é preciso haver atividade econômica sustentável”.

Marcelo considera importante parar com a briga de ruralistas contra ambientalistas. A produção e a preservação devem caminhar juntas.

“A gente entende a importância do agronegócio, mas o agronegócio precisa compreender que o ambiente saudável é relevante para a produção. Se não, vai começar a faltar água, os solos ficarão degradados e pouco produtivos. É preciso garantir os serviços dos animais dispersadores de sementes e polinizadores de flores que se transformarão em frutos. As coisas precisam caminhar juntas”.

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Sou bom pescador, se vocês não sabem, eu já peguei, em Porto Murtinho (MS), um jaú de 47 kg. Peguei junto com o Zeca do PT, usando anzol sem garra

Presidente Lula, durante evento no Ministério da Pesca e Aquicultura

Vídeos

Esportes radicais: calendário de 2024

Mais Vídeos

Eco Debate

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Pantanal universal? Consultem a sabedoria local

LUIZ PLADEVALL

Cuidar da água para não faltar