quinta, 28 de março de 2024
TENDÊNCIAS

Centro-Oeste e Norte competem na área de turismo inteligente

27 JUL 2017 - 14h39Por Redação

As startups das regiões Centro-Oeste e Norte têm até o dia 1º de agosto (terça-feira) para inscreverem projetos, ideias e soluções inovadoras no Desafio de Inovação Turismo Inteligente, promovido pelo Sebrae e a Braztoa (Associação Brasileira de Operadores Turísticos). Trata-se de uma competição que abre oportunidade para empreendedores apresentarem propostas com real potencial de comercialização no mercado.

Esta etapa, que será realizada em Rio Quente (GO), no dia 9 de agosto, vai classificar startups para a final do desafio, em setembro, em São Paulo. As inscrições podem ser feitas pelo o site da Braztoa

Durante a competição, o Sebrae e a Braztoa prestam mentoria em empreendedorismo, turismo e consumo de viagens, para que todos estejam completamente alinhados com os objetivos do desafio. A banca julgadora é composta por especialistas em turismo, que avaliam a qualidade do negócio ou ideia, sua viabilidade comercial e capacidade de expansão no mercado de destinos inteligentes.

Ideias criativas

Em cada seletiva, dois projetos regionais serão escolhidos. Os classificados vão para a final da competição e são convidados a participar da 45ª Abav Expo & 48º Encontro Comercial Braztoa, que acontecerá de 27 a 29 de setembro, no Expo Center Norte em São Paulo. As duas melhores soluções de startups serão premiadas com viagens, entre outros benefícios.

De acordo com a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, o objetivo da competição é estimular ideias criativas na área de turismo inteligente e gerar novos modelos de negócios.

"A iniciativa do Desafio é uma oportunidade única de apresentar a startup ou a ideia inovadora para grandes players do setor de turismo. Durante a seletiva, o empreendedor já recebe mentorias das principais operadoras de turismo do país e, caso se classifique para a final, receberá mais orientações e poderá apresentar sua startup ao grande público da Abav Expo", explica Heloisa. 

Dois temas

Após a etapa que reunirá competidores das regiões Centro-Oeste e Norte, em Rio Quente (GO), o Sebrae e a Braztoa farão mais uma seletiva, contemplando o Sudeste. As inscrições para as startups de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo vão até 14 de agosto, com disputa no dia 22 de agosto, em Belo Horizonte (MG).

As primeiras fases de classificação foram realizadas em Recife (PE), para competidores do Nordeste, e Curitiba (PR), para a região Sul.

Os inscritos no desafio podem escolher entre dois temas: Agenciamento de Viagens e Turismo – Como renovar o papel dos operadores de turismo e das agências de viagens na cadeia do turismo?; e Inteligência adaptada aos destinos brasileiros – Como tornar os destinos turísticos brasileiros inteligentes?.

Além de projetos em operação, também há espaço para inscrição de ideias inovadoras, que passarão por um processo seletivo on-line. Para mais informações e detalhes, acesse: www.braztoa.com.br/desafio.

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Sou bom pescador, se vocês não sabem, eu já peguei, em Porto Murtinho (MS), um jaú de 47 kg. Peguei junto com o Zeca do PT, usando anzol sem garra

Presidente Lula, durante evento no Ministério da Pesca e Aquicultura

Vídeos

Esportes radicais: calendário de 2024

Mais Vídeos

Eco Debate

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Pantanal universal? Consultem a sabedoria local

LUIZ PLADEVALL

Cuidar da água para não faltar