quinta, 28 de março de 2024
EM ALTA

Calendário de eventos vai aquecer o turismo em Bonito

21 JUL 2017 - 10h29Por Sílvio Andrade

Bonito está apostando no reaquecimento do turismo no segundo semestre, depois de uma queda acentuada no fluxo de visitantes de janeiro a junho – em torno de 10% em relação ao mesmo período de 2016 -, com os grandes eventos que estão programados para este fim de julho, agosto e setembro.

O secretário municipal de Turismo, Augusto Barbosa Mariano, acentuou que o trabalho para fomentar o setor e atrair turistas tem sido constante, com o apoio do Governo do Estado e do trade, buscando driblar a crise e garantir a movimentação do principal segmento da economia do município.

“No turismo, como outros setores, nada se colhe de imediato e as ações tem que ser ininterruptas, principalmente nesse cenário onde temos uma economia do País contaminada”, disse Mariano.

Ele demonstra otimismo quando fala do calendário de eventos da cidade, a partir da 18ª edição do Festival de Inverno, patrocinado pelo Governo do Estado, que será realizado no período de 27 a 30 de julho, com a presença de grandes atrações nacionais e regionais.

Motociclismo

“Os eventos programados, com certeza, vão refletir na recuperação do nosso fluxo turístico, começando com o FIB, a presença de nove aeronaves da Esquadrilha da Fumaça, no dia 1º de agosto; a Feira da Literatura, no dia 14 de agosto; e a passagem do Rally do Sertão, também apoiado pelo Governo do Estado, que divulgará Bonito e a Serra da Bodoquena para o mundo”, disse o secretário.

As perspectivas para o segundo semestre realmente apontam para um novo momento do turismo bonitense, que padeceu no primeiro semestre, período em que registrou não apenas a redução no número de visitantes como o consumo per capita no comércio local.

Augusto Mariano informou que a cidade estará sediando, ainda, um encontro nacional de motociclismo na categoria Harley Davison, com a presença de 400 motos, entre os dias 14 e 16 de setembro. Também citou o Festival da Guavira, em novembro.

“Além desses eventos, Bonito continua ganhando espaços privilegiados na mídia especializada, como uma edição especial da Revista Mergulho, foi matéria no Fantástico, recentemente, e agora o Vídeo Show, também da Globo, está preparando uma retrospectiva da novela Alma Gêmea (2005) em Bonito com a presença da atriz Priscila Fantin”, contou.

Estrada e feiras

O secretário destacou também o apoio do Governo do Estado no recapeamento e ampliação da pista da estrada municipal que liga o centro da cidade a Ilha do Padre, segundo maior atrativo (mergulho de bote) mais visitado de Bonito, depois da Gruta do Lago Azul. Falou ainda das parcerias com a Fundação de Turismo do Estado em feiras nacionais e internacionais.

“A nossa participação na feira de Santa Cruz de La Sierra, no início do ano, deu um grande salto no turismo, que passou a receber um grande número de bolivianos e também paraguaios. Eles não apenas passearam em nossos atrativos como também fizeram compras”, explicou Mariano

A prefeitura local, segundo ele, implementa, desde 2009, uma folhetagem em espanhol com operadores destes países visando atrair turistas latino-americanos e de outros continentes.

Principal receita da economia do município, o turismo injeta anualmente R$ 150 milhões (o dobro do orçamento da prefeitura) e em 2016 Bonito recebeu 230 mil turistas. O setor emprega nove mil trabalhadores diretos e indiretos.

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Sou bom pescador, se vocês não sabem, eu já peguei, em Porto Murtinho (MS), um jaú de 47 kg. Peguei junto com o Zeca do PT, usando anzol sem garra

Presidente Lula, durante evento no Ministério da Pesca e Aquicultura

Vídeos

Esportes radicais: calendário de 2024

Mais Vídeos

Eco Debate

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Pantanal universal? Consultem a sabedoria local

LUIZ PLADEVALL

Cuidar da água para não faltar