Desde 2012, a Braztoa (Associação Brasileiras das Operadoras de Turismo) realiza a premiação de boas práticas direcionada a empresas e outras organizações do turismo que investem no desenvolvimento de iniciativas mais sustentáveis para o setor. A edição 2017 coincide com o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, aprovado pela Assembleia Geral da ONU no ano passado e chancelado pela Organização Mundial do Turismo (OMT).
Quatro inciativas de Mato Grosso do Sul já foram premiadas entre os anos de 2012 e 2015. Foram dois projetos do Recanto Ecológico Rio da Prata (“O modelo de ecoturismo sustentável do Recanto Ecológico Rio da Prata”, em 2012, e “Na trilha da sustentabilidade: Como a gestão com práticas inovadoras vem contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e para a conservação ambiental na Serra da Bodoquena/MS – A trajetória do Recanto Ecológico Rio da Prata”, em 2013), um projeto da Casa do Vidro (“Vidro não é lixo”, em 2015) da região turística Bonito – Serra da Bodoquena, e um prêmio do Instituto Mamede (“Cicloturismo socioambiental e bike birding”, em 2015), da região Caminho dos Ipês.
Turismo de natureza
Para o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Bruno Wendling, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade é um grande reconhecimento de boas práticas voltadas à preservação e ao bem-estar coletivo. “Estamos no Ano Internacional do Turismo Sustentável e esperamos que Mato Grosso do Sul tenha muitos projetos inscritos, já que o posicionamento do estado é o Turismo de Natureza aliado à preservação ambiental. Somos referência em turismo responsável, acredito que temos bons exemplos de iniciativas capazes de concorrer e serem premiadas”, enaltece Wendling.
Considerada a maior premiação de turismo sustentável do país, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2017 recebe inscrições até o dia 1º de setembro no site www.braztoa.com.br/premio. Os projetos poderão ser inscritos por associados Braztoa (Operadoras de turismo, representantes, colaboradores e convidados), agências de viagem, meios de hospedagem, resorts, parceiros do turismo (operadoras de turismo não associadas à Braztoa, companhias aéreas, locadoras de veículos, fundações, associações e organizações do terceiro setor, instituições governamentais, entre outros), projetos inovadores (submetidos por grupos de alunos representando instituições de ensino técnico e superior).
A premiação do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2017 está prevista para o fim de outubro.
Leia Também
MP INVESTIGA IMPACTOS A CORUMBÁ POR INADIMPLÊNCIA NO EMPRÉSTIMO DO FONPLATA
Gabriel ao secretariado: "vamos tomar medidas duras"
AGEMS RENOVA 148 AUTORIZAÇÕES DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS ATÉ 2026
CORUMBAENSE ENCARA 750 KM DE ESTRADA PARA ESTREAR NESTE DOMINGO NO ESTADUAL
Gabriel busca impedir paralisação do transporte urbano