Comandada pelos premiados Paulo Machado, mestre em hospitalidade, e Polliana Thomé, formada em turismo e mestre em geografia cultural, a Brazil Food Safaris, de Campo Grande, foi eleita a melhor startup da região Centro-Oeste, em seletiva realizada durante a edição do Experiência Braztoa, que aconteceu na última dia 9 de agosto, no Rio Quente Resort, em Rio Quente (GO).
Brazil Food Safaris é finalista nacional do Desafio de Inovação Turismo Inteligente, ação criada pela Braztoa e Sebrae. A final e premiação acontecerão durante a 45ª Abav Expo & 48º Encontro Comercial Braztoa, de 27 a 29 de Setembro, em São Paulo, na área Futurismo, espaço de inovação onde também será realizado o Hackathon Viagens 2017, entre outras atividades.
A startup da capital sul-mato-grossense promove, em sua plataforma eletrônica, o turismo de experiência, identificando roteiros que visam a aproximação dos viajantes ao patrimônio alimentar de um destino turístico. O objetivo é promover a cultura local e fortalecer a identidade do destino turístico.
Pantanal é coadjuvante
Ao mesmo tempo, busca valorizar os estabelecimentos de A&B e meios de hospedagem que trabalham com produtos locais, organizamos visitas a feiras de artesanato e mercados de rua, participamos de festejos populares, aproximando o visitante da cultura regional.
Seus roteiros incluem aulas práticas com cozinheiros locais, visita a mercados para reconhecimento e compra de ingredientes, visita a atrativos turísticos, passeios pela natureza e pelo habitat da população local e refeições em restaurantes de chefs renomados. A programação é elaborada com foco no interesse comum dos participantes: a gastronomia.
“O projeto de promover viagens gastronômicas nasceu no Pantanal. Nós temos especial carinho por essa região e foi onde desenvolvemos nossa pesquisa acadêmica, cada um na sua área de estudo. O patrimônio cultural pantaneiro é coadjuvante nos roteiros de viagem existentes no mercado, pois são focados em mostrar a natureza da região”, conta Polliana Thomé.
Quem são os inovadores
Paulo Machado é mestre em Hospitalidade, fundador do Instituto de Pesquisas em Alimentação Paulo Machado em Campo Grande (MS) e apresentador do programa de TV “Comitiva de Sabores”, na TV MS Record. Estudou e trabalhei em restaurantes da Europa e Brasil, é professor em gastronomia e já realizou festivais de cozinha brasileira em mais de 15 países.
Em 2015 recebeu o Prêmio Dólmã de melhor chef de cozinha na categoria nacional. Desde 2013 promovo os #foodsafaris para destinos incríveis no Brasil e no Exterior. Atualmente, assina a coluna "Terra Estrangeira", na Revista Menu, especializada em gastronomia.
Polliana Thomé, formada em turismo e mestre em geografia cultural, cozinheira formada pelo Senac e atualmente dá aulas em cursos de graduação em gastronomia. Sócia da operadora de turismo Bravo Brazil Expeditions que, junto com o Instituto Paulo Machado, criou o Food Safaris.
“Adoro viajar e minha paixão em organizar e realizar os Food Safaris está em contribuir com a valorização da gastronomia dos lugares que visitamos”, diz Polliana.
O Experiência Braztoa
Cerca de 300 profissionais de turismo das regiões Centro-Oeste e Norte marcaram presença da última edição do Experiência Braztoa. Aconteceram ações exclusivas da Argentina, que levou suas empanadas e músicas típicas, além de uma experiência sensorial que incluiu os destinos Colômbia, Pernambuco e Tailândia. Ocorreram também atividades do Rio Grande do Norte, Minas Gerais e dos anfitriões Rio Quente e Goiás.
“Foi um dia excelente e extremamente produtivo de trabalho. Contamos com a presença de todos os presidentes das Abavs da região e da Fecomercio. É muito gratificante fazer um balanço tão positivo do primeiro Experiência Braztoa realizado fora de uma capital”, disse a CEO da Braztoa, Monica Samia.
Leia Também
COM ATRASO, ACESSO À PONTE BIOCEÂNICA DEVE COMEÇAR EM SETEMBRO
MSGÁS alerta para prazo no cadastro de projetos
DESABAMENTO DO TETO DE CASARÃO HISTÓRICO REVELA ABANDONO DO PORTO GERAL
Bonito e região entre os preferidos em setembro
CAMPO GRANDE DESPONTA ENTRE AS CIDADES ONDE OS IPÊS ATRAEM OS TURISTAS