segunda, 04 de julho de 2022
BTL LISBOA

Brasil entre os destinos mais procurados pelos portugueses

24 MAR 2022 - 11h07Por REDAÇÃO

A 32ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) chegou ao fim no dia 20/3 com boas notícias para o Brasil e para a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo). Figurando entre os destinos mais procurados no evento, os profissionais de turismo e público final que visitaram o estande da Embratur foram apresentados às belezas dos destinos brasileiros, informados sobre as condições favoráveis sobre voos que ligam Portugal e Brasil, já perto dos níveis pré-pandémicos de 2019, e também sobre os números positivos que o país apresenta com relação ao controle da pandemia.

Mato Grosso do Sul esteve ao evento. Em parceira com a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), o Estado contou com um balcão de atendimento dentro do estande do Brasil gerando a oportunidade de relacionamentos com promissores mercados internacionais, associações e mídia especializada. A Fundação de Turismo (Fundtur) promoveu uma capacitação sobre o destino para os operadores internacionais, levando também 

Prestigiado com a visita do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, ao estande da Embratur logo na sessão de abertura da BTL, o presidente da Agência, Carlos Brito, e o embaixador brasileiro em Lisboa, Raimundo Carreiro, brindaram a longa relação de amizade entre os dois países. Na sequência, reuniões com a TAP e com o Turismo de Portugal tiveram grande importância para aumentar parcerias e iniciativas conjuntas com o objetivo de dar celeridade ao fluxo de turistas portugueses no Brasil e de turistas brasileiros em Portugal.

“A relação com o mercado português é a melhor possível. Nossa expectativa é que tenhamos resultados imediatos logo após a feira”, disse Carlos Brito, presidente da Embratur. “Tivemos uma reunião importante com o Turismo de Portugal para fecharmos uma campanha conjunta de promoção nesta retomada do turismo. O próprio trade de Portugal passou a informação de que o Brasil é um dos destinos mais procurados na feira. Os portugueses querem ir ao Brasil”, reforçou.

Objetivo comum

Para Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, a conectividade aérea que permite viagens entre os países é um fator facilitador da promoção conjunta, também em função da língua portuguesa, comum aos dois países. “Estas vantagens são importantíssimas em um mundo tão competitivo como este. Estar junto da Embratur é obviamente positivo”, disse.

De acordo com Carlos Antunes, diretor regional da TAP para o Brasil e para a América do Sul, a companhia aérea realiza atualmente 75 voos por semana para o Brasil e do Brasil para Portugal. As próximas ações da TAP no Brasil envolvem a retomada de voos para Porto Alegre, e a troca do avião para o Recife (PE), que será substituído por um com maior capacidade.

Para ele, a reunião com o presidente da Embratur foi “extremamente produtiva”, para “identificar sinergias e mais oportunidade para trabalharmos em conjunto de forma concertada num objetivo comum, entre a TAP e o Governo brasileiro, que é levar mais turistas para o Brasil”.

Em julho de 2021 está prevista a visita do presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e da CEO da TAP, Christine Ourmiéres-Widener, ao Brasil com o objetivo de estreitar ainda mais os laços entre os dois países, após o excelente contato na BTL 2022. Durante a feira, a Embratur reuniu-se ainda com a eDreams, o maior operador de viagens online da Europa, que manifestou a ambição de aumentar o tráfego do turismo europeu no Brasil.

Estande da Embratur

Com 315 metros quadrados e 25 coexpositores, a Embratur e o Ministério do Turismo do Brasil realizaram no estande brasileiro outras inúmeras reuniões com várias entidades e empresas, entre as quais TurisRio, Goiás Turismo, a Farm – House of Creativity, Mercado e Eventos, Brasil Traver Market e a Unedestinos.

As capacitações da Embratur com operadores turísticos e agências de viagens tiveram também uma receptividade muito boa. A apresentação intitulada “Tesouros do Brasil” revelou novos destinos turísticos, ainda pouco conhecidos pelos portugueses, e que estão prontos a recebê-los. Esta ocasião foi também aproveitada para reforçar a preparação do Brasil para atender os turistas internacionais com toda a segurança sanitária e pública.

Durante os últimos dois dias de evento (19 e 20/3), quando a feira foi aberta ao público final, o estande da Embratur foi palco de várias atrações culturais que levaram os visitantes da BTL a viajar até ao Brasil e a sentir os ritmos, cores e alegria do país. Com shows de música e dança de várias regiões do Brasil – do forró, ao samba, passando pelo frevo, maracatu, piseiro e a capoeira, entre muitas outras, a alegria marcante do Brasil deixou nos portugueses a vontade de visitar o país o quanto antes.

Leia Também

Relatos de viagem

Conte suas aventuras aqui!

Mais Relatos de Viagem

Megafone

A coragem e a competência com que desafia as forças da natureza, respeitando e tirando dela o seu sustento, faz do pantaneiro um herói brasileiro

Bugre do Chané, Serra do Amolar, Corumbá (MS)

Vídeos

Visit Brazil. A WOW Experience!

Mais Vídeos

Eco Debate

ANDRÉ NAVES

Agro é mais que Pop!

ANDRÉ NAVES

Economia Verde

VICTOR SANTANA

Porque precisamos falar sobre ecoansiedade nas crianças