sexta, 29 de março de 2024
PRÊMIO

Bonito se mantém no topo do ecoturismo mundial

28 JAN 2020 - 08h49Por DÉBORA BORDIN

Pela 16ª vez Bonito é eleito o “Melhor Destino de Ecoturismo” do Brasil, prêmio da revista especializada Viagem e Turismo. Dessas premiações, o destino não participou apenas da primeira edição e por 14 anos consecutivos foi o vencedor na categoria. A região Bonito-Serra da Bodoquena tem o turismo como principal atividade econômica e é comprometido com a busca constante de interferência mínima na natureza.

Em sua 18ª edição, o O Melhor de Viagem e Turismo 2019/2020 se mantém como a mais relevante prêmio do turismo brasileiro por uma razão simples: a escolha é feita pelo público. E nenhum outro prêmio nacional abrange tantas categorias, 24 ao todo, que vão de companhias aéreas até hostels.

O questionário, divulgado nas redes sociais da Viagem e Turismo e em vários sites do Grupo Abril, teve 2621 respondentes de norte a sul do país. A coleta foi feita entre 1 de outubro e 9 de dezembro de 2019.

Além de reconhecer estabelecimentos e serviços de longo prestígio no mercado brasileiro e internacional, a pesquisa apontou a importância que o viajante vem atribuindo à internet na hora de decidir por um serviço de viagem.

O levantamento mostra que 67% do público faz uso de buscadores e comparadores de preços antes de comprar uma passagem, pacote ou reservar uma hospedagem. Em compensação, o número de quem fecha negócio pela internet é um pouco menor, 49%, o que aponta que o brasileiro ainda prefere o bom e velho olho no olho.

Destaque nos EUA

Para o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Bruno Wendling, esta é uma conquista do trade turístico. “Esse prêmio é resultado da profissionalização do trade. A região de Bonito-Serra da Bodoquena continua sendo o melhor destino de ecoturismo do país pelas boas práticas adotadas pelo destino e pela capacidade que ele tem de manter a conservação dos seus atrativos naturais”.

Bruno acrescenta: “Ficamos muito felizes que a imagem do Mato Grosso do Sul está cada vez mais em evidência e consolidada no mercado nacional e internacional. Esta semana, por exemplo, Bonito foi destaque da Embratur na feira internacional New York Times Travel Show, uma das mais importantes das Américas e isso é também resultado de muito trabalho. Bonito e região estão de parabéns”.

Turismo Responsável

Localizado há cerca de 280 km de Campo Grande, Bonito se tornou referência mundial em turismo responsável e sustentável. Considerado polo de ecoturismo, o município destaca-se como o principal da região Bonito-Serra da Bodoquena, que é destino de ecoturismo e turismo de aventura. Suas principais atrações são as paisagens naturais, as flutuações e mergulhos em rios de águas cristalinas, cachoeiras, grutas, cavernas e dolinas.

A preservação ambiental, a gestão pública focada na sustentabilidade e a capacidade de carga controlada são destaques do destino. O voucher único, sistema desenvolvido pelo município de Bonito para monitoramento da capacidade de carga e que é modelo no mundo todo, é um dos responsáveis pela organização da atividade aliado à profissionalização da gestão e equipamentos turísticos.

"O resultado se deve à união harmoniosa entre três pilares que fundamentam o nosso turismo, que são o poder público, o setor privado e a comunidade", afirmou o secretário de Turismo de Bonito, Augusto Mariano.

Segundo ele, o município e seus atrativos têm sido promovidos por meio de ações de marketing, garantindo visibilidade nas mídias e nas redes sociais, ampliando e melhorando a participação em feiras e eventos nacionais e internacionais, bem como apoiando a captação de eventos para serem realizados em Bonito.

Para o prefeito Odilson Soares, o resultado premia os esforços da administração para melhorar o turismo local e promover o desenvolvimento sustentável. "Devemos lembrar que nesse período realizamos a reforma completa do Balneário Municipal e garantimos melhoramentos importantes na Gruta do Lago Azul", lembrou.

Confira todos os 24 vencedores do prêmio clicando no link: O MELHOR DE VIAGEM E TURISMO 2019/2020

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Sou bom pescador, se vocês não sabem, eu já peguei, em Porto Murtinho (MS), um jaú de 47 kg. Peguei junto com o Zeca do PT, usando anzol sem garra

Presidente Lula, durante evento no Ministério da Pesca e Aquicultura

Vídeos

Esportes radicais: calendário de 2024

Mais Vídeos

Eco Debate

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Pantanal universal? Consultem a sabedoria local

LUIZ PLADEVALL

Cuidar da água para não faltar