sábado, 20 de abril de 2024
FRONTEIRA

Bonito quer atrair mais turistas da Bolívia

20 FEV 2019 - 10h00Por REDAÇÃO

O município de Bonito recebeu a visita técnica de operadores de turismo da Bolívia com a finalidade de conhecer os atrativos locais para comercialização futura de pacotes turísticos naquela país. O número de turistas bolivianos a esse paraíso ecológico tem crescido nos últimos anos, com entrada em Corumbá.

A delegação visitante era formada por Maria Lourdes Zambrana (diretora executiva da Organización y Gestión del Destino Turístico (OGD), de Santa Cruz de La Sierra; Armando Barbery (prefeito de San Javier); Rebeca Cullar (secretária de Turismo de San Javier); Vanessa Suarez (secretária de Turismo de Roboré); Maria Isabel Panoso e Susana Vaca Peña (vereadoras de San José de Chiquitos), Deisy Vargas (representando a prefeitura de San José de Chiquitos) e empresários de La Paz e outras cidades.

Os bolivianos visitaram os pontos turísticos e participaram de um workshop, além de uma rodada de negócios com empresários locais no Marruá Hotel.

Agilidade aduaneira

Na ocasião, o secretário municipal de Turismo, Augusto Mariano, falou sobre o potencial turístico de Bonito, lembrando que o número de turistas do país vizinho, vindos principalmente de Santa Cruz de La Sierra, tem aumentado com a alta cotação do dólar.

Abordou também a necessidade de que haja maior agilidade aduaneira na fronteira entre os dois países (Puerto Quijaro-Corumbá), na medida em que muitos turistas fazem o percurso de carro, pela BR-262. Os embaraços na migração brasileira, que oferece péssimo atendimento, tem prejudicado o turismo entre Brasil e Bolívia.

De acordo com a diretora-executiva da Organización y Gestión del Destino Turístico (OGD) de Santa Cruz de La Sierra, Maria Lourdes Zambrana, os operadores turísticos bolivianos já querem oferecer o destino Bonito antes mesmo dos feriados do Carnaval e da Semana Santa. Lembrou também que na Bolívia existem quatro férias escolares por ano, o que possibilita ao turista mais oportunidades para viajar.

A visita técnica da delegação boliviana contou com o apoio da Prefeitura de Bonito, por intermédio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio.

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

Todo equívoco humano é satirizável. Enquanto houver ser humano com suas carências, inseguranças e dúvidas, haverá sátira

Ziraldo (1932-2024)

Vídeos

Bonito, um convite à sustentabilidade

Mais Vídeos

Eco Debate

ARMANDO ARRUDA LACERDA

25 anos de concessão, aceitar escombros como devolução?

NELSON ARAÚJO FILHO

Uma história de areias

HEITOR RODRIGUES FREIRE

Feliz Ano Novo