Reconhecido como um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil, Bonito registrou nos últimos anos um crescimento expressivo no número de visitantes conforme dados do Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul, setor de pesquisa vinculado à Fundação de Turismo do Estado (Fundtur). O levantamento aponta que, somente em 2023, a cidade recebeu cerca de 314 mil turistas nos mais de 40 atrativos presentes no município.
Diante do contexto promissor, para auxiliar os empreendedores de Bonito e da Serra da Bodoquena a se capacitarem para aprimorar a oferta de passeios e atrações na região, considerando a cultura local, o Sebrae/MS lança, no dia 29 deste mês, às 19h, na sede do Polo Sebrae de Ecoturismo, o programa “Criando produtos turísticos de experiência”, que irá contemplar também empresas integrantes da “Rota Serra e Charme Paxixi”, presente no distrito de Camisão, em Aquidauana, composta por atrativos focados na autenticidade do Pantanal Sul e as belezas da Serra de Maracaju.
Novas experiências
Segundo o gerente da Regional Oeste do Sebrae/MS, Matheus Oliveira, o programa possui duas vertentes de atendimento: “Apoiamos empresários do segmento turístico nas duas regiões para que eles consigam transformar o negócio em uma experiência ainda mais encantadora para os visitantes”.
“Bonito se destaca no setor – acrescenta - e a metodologia pode contribuir para a melhoria do que já é oferecido, trazendo outros elementos locais para as atrações, como no caso da gastronomia, por exemplo. Já no distrito de Camisão, são empreendedores que começaram a trabalhar recentemente o potencial turístico e, com a estruturação da ‘Rota Serra e Charme Paxixi’, querem atrair um público ainda maior para o local”.
Juntamente com o lançamento do programa, o evento conta ainda com um painel que apresenta para os empreendedores histórias de empreendimentos do ramo turístico que se destacaram em outras regiões do país. Com o tema “Transforme seu negócio em experiências encantadoras”, participam do bate-papo Vanessa Pereira Cantelli, da Pousada Cantelli, localizada em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul; e Tatiana Brandão Perim, da Ekôa Parque, que fica em Morretes, no Paraná.
As duas convidadas apresentam para os participantes, os diferenciais que adotaram para atrair novos visitantes e despertar o interesse do público. Muitas das estratégias foram feitas a partir do turismo de experiência – uma tendência mundial de mercado para o segmento.
Dados publicados pelo Ministério do Turismo, por exemplo, mostram um crescimento pela procura desse tipo de prática, pois incentiva o turista a participar ativamente do passeio, interagindo com a cultura local, algo que gera engajamento e ligação emocional, criando memórias duradouras. O resultado é um turista impactado pela viagem, que se torna um dos maiores divulgadores da experiência.
Leia Também
SOB INTERVENÇÃO HÁ 15 ANOS, SANTA CASA DE CORUMBÁ ANÚNCIA DEMISSÕES
Vereador reforça pedido para retorno do DOF a Corumbá
Governo de MS investiu R$ 2,3 bilhões na saúde em 2024
CORUMBÁ PRESENTE NA MAIOR FEIRA DE PESCA ESPORTIVA DA AMÉRICA LATINA
Conversão de multas leves e médias em advertência tem aval