sexta, 18 de junho de 2021
CAMPANHA

“Bonito é Reciclar” quer envolvimento da população

14 MAI 2021 - 14h46Por REDAÇÃO

A secretaria de Meio Ambiente de Bonito (Sema) está lançando a campanha “Bonito é Reciclar”, que será desenvolvida no período de 2021 a 2024, com o objetivo de incentivar a separação, coleta e comercialização de resíduos recicláveis.

A campanha envolverá ações ao longo dos quatro anos, mas terá seu calendário principal de eventos centrado no mês de maio de cada ano, quando se comemora o Dia Internacional da Reciclagem, dia 17 de maio.

As ações programadas para este mês são:

• Orientação e acompanhamento de implantação de compostagem nos atrativos turísticos, em especial no Balneário Municipal Rio Formoso;

• Visitas de orientação e educação ambiental aos grandes geradores de resíduos (meios de hospedagem, atrativos turísticos, supermercados e comércio) com representantes da Cooperativa de Catadores do Paraíso, Bonito.

• Divulgação da Agenda da Reciclagem, com contatos dos empreendedores que coletam recicláveis na cidade;

• Agradecimento e comemoração do Dia do Gari, dia 16 de maio;

• Campanha de coleta dos resíduos perigosos nos bairros, de 17 a 21 de maio, em parceria com a Cooperativa de Catadores do Paraíso, Bonito.

Logo da campanha

Aterro consorciado

Reciclar alguma coisa quer dizer dar novo uso para algo que já foi usado em seu primeiro ciclo de vida, ou seja, o item já cumpriu com seu primeiro objetivo de criação, como por exemplo uma embalagem de tetra pak e, a partir da reciclagem torna-se matéria-prima para novas caixas de papelão. Este é um dos maiores desafios da humanidade neste momento, estender o ciclo de vida de todos os produtos fabricados, através da reciclagem e do reaproveitamento.

A secretária da Sema, Ana Cristina Trevelin, afirma ainda que “Bonito conta hoje com 14 empreendedores formais e informais que atuam na coleta e comercialização de resíduos recicláveis (plástico duro, pet, papel, alumínio, ferro, papelão, óleo e rejeitos bovinos), somando mais de 50 pessoas que atuam na economia circular do município”.

Essas empresas e empreendedores, segundo ela, recolhem e comercializam mais de 100 toneladas por mês de resíduos, “diminuindo a pressão ambiental sobre o aterro consorciado em Jardim (local de destino dos rejeitos de Bonito), além diminuir os custos municipais com frete e destinação.”

A logo da campanha e toda a comunicação visual foi uma doação de Neo Ávila, da empresa Neo Branding (@neoavila), “uma amostra do poder que a comunidade tem para construir um novo mundo, a partir de parcerias e construções colaborativas”, disse a secretária.

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