A 8ª edição do Black Friday acontecerá nos dias 5, 6, 7 e 8 de setembro no Paraguai, e do lado brasileiro entre os dias 5 e 7 de setembro. O evento, que anualmente movimenta os comércios de Ponta Porã, no Brasil, e Pedro Juan Caballero, no Paraguai, mesmo com a alta do dólar, tem expectativa de receber 100 mil visitantes, na faixa etária de 25 a 45 anos, com 10 a 12 mil veículos.
Mais: os lojistas esperam movimentar um montante entre US$ 60 e US$ 70 milhões em apenas quatro dias de campanha, com a adesão recorde em Pedro Juan Caballero do número total de lojas, que pode chegar a 150.
Há sete anos comerciantes de duas cidades vizinhas, no Brasil e no Paraguai, se unem para uma série de liquidações batizadas de Black Friday da fronteira. As promoções atraem consumidores de todo o país.
Em 2018, em quatro dias, os visitantes movimentam mais de R$ 120 milhões nas lojas, restaurantes e hotéis das duas cidades.
Adesão de lojas pode ser recorde
O presidente da Câmara de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços de Pedro Juan Caballero, Alejandro Benitez Aranha, disse que a alta do dólar não representará um problema para que os visitantes compareçam e participem do evento, já que para isso serão oferecidos descontos significativos, além do benefício de produtos sem impostos para turistas.
“No ano passado, o dólar esteve mais alto e mesmo assim a Black Friday foi um sucesso; nosso foco principal será os descontos. Além disso, o governo nacional deu mais incentivo fiscal para as vendas aos turistas, inclusive ampliou a lista de produtos que fazem parte desse incentivo.”, disse ele.
Segundo o dirigente paraguaio, “cabe ressaltar ainda que os turistas possuem a vantagem de comprar sem pagar o IVA (Impuesto al Valor Agregado), que é de 10%, mas para isso os comerciantes precisam se inscrever no registro de aduanas, onde a maioria dos participantes já se inscreveu”.
Sobre a quantidade de lojas participantes, Alejandro afirma que este ano o número pode ser recorde. “Já temos mais de 70 comércios em Pedro Juan Caballero e outros mais de 50 em Ponta Porã, mas acredito que em Pedro Juan chegaremos a 100, o que representa um recorde na quantidade de empresas participantes”, afirma.
Evento impulsiona chegada de turistas
Durante apresentação da nova campanha em Campo Grande, com a presença de representantes do comércio de Pedro Juan Caballero, Ponta Porã e da Capital, o presidente do Sistema Fecomércio de Mato Grosso do Sul, Edison Araújo, destacou a importância do incentivo a esse tipo de evento que movimenta além do comércio.
“Devemos lembrar que, na última edição, os hotéis de Ponta Porã ficaram lotados e houve um incremento de mais de US$ 50 milhões de dólares durante os dias da campanha, segundo a amostragem do IPF-MS”, pontuou.
A 8ª edição da Black Friday Fronteira é uma promoção da Câmara de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços de Pedro Juan Caballero (PY) e Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã, com o apoio da Fecomércio-MS.
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