sexta, 24 de maio de 2024
BONITO

Atrativo é finalista no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade

06 OUT 2017 - 08h10Por Redação

A Estância Mimosa Ecoturismo, passeio de trilha e cachoeiras localizada em Bonito (MS), é finalista na edição 2018 do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade,  maior premiação de turismo sustentável do país, na categoria Parceiros do Turismo.

A iniciativa da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) visa contemplar as empresas associadas que promovem boas práticas do turismo sustentável, tornando-o cada vez mais responsável e voltado aos aspectos sociais, econômicos e ambientais. Em cinco edições, o Prêmio já teve mais de 275 projetos cadastrados e 60 cases premiados.

Entre as diretrizes de sustentabilidade da Estância Mimosa estão a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN); uso responsável de recursos naturais; produção própria de parte dos alimentos; apoio a projetos de pesquisa científica e visitas técnicas; promover a conduta consciente em ambientes naturais por meio da prática da atividade turística de baixo impacto ambiental, bem como de práticas consagradas de segurança no turismo de aventura; entre outros.

A Estância Mimosa Ecoturismo concorre ao prêmio ao lado das empresas Ideias Tours e Cataratas do Iguaçu S/A. A cerimônia de premiação acontece no dia 30 de outubro, às 19 horas no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu (PR).

Experiência única.

O gerente do atrativo, Thyago Sabino, assim como toda a equipe, comemora a indicação. "Esse reconhecimento nos mostra e aponta que estamos no caminho certo, primeiro por proporcionar uma boa experiência para nosso visitante através de práticas bem estabelecidas em relação ao meio ambiente, como a capacidade de carga, número máximo de pessoas, intervalo entre eles, oferecendo um passeio tranquilo em um ambiente agradável, preservado e acima de tudo seguro", diz.

Thyago revela ainda que, além de conhecer a belezas naturais, o visitante irá completar toda a experiência quando ele estiver na sede. "Ele irá degustar nosso almoço regional preparado com produtos orgânicos colhidos na horta além de ter a oportunidade de conhecer o local, assim como nossas práticas ambientais."

Observação de aves

A Estância Mimosa Ecoturismo é uma charmosa fazenda localizada a 24 km de Bonito (acesso pela MS-178), considerado o melhor destino de ecoturismo do Brasil. Adquirida em 1998 pelo atual proprietário, deu início às atividades turísticas em 1999 e desde então se dedica a propiciar aos visitantes uma experiência agradável e diferenciada junto à natureza.

Trilhas, observação de aves e oito cachoeiras fazem da Estancia Mimosa um dos melhores atrativos de Bonito

O atrativo é um empreendimento de gestão familiar, que segue diretrizes de segurança, sustentabilidade e respeito ao meio ambiente e busca excelência na qualidade de atendimento aos seus visitantes.

Atualmente oferece os passeios de trilha e cachoeiras, passeio a cavalo e observação de aves. São mais de 250 aves catalogadas e 32 espécies de mamíferos catalogados. O passeio de observação é realizado nas áreas de mata e morraria da fazenda no início da manhã.

A sede da fazenda com sua lagoa é também um excelente ponto para observação, assim como as estradas internas. Espécies raras, como o pica-pau anão, já foram vistas ao redor da sede da fazenda.

Cachoeiras e mirantes

Para preservar toda a beleza local, os proprietários decidiram por transformar 66% da área total da fazenda em Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN - um ato voluntário em constituir uma reserva natural em sua propriedade. A RPPN Estância Mimosa foi criada oficialmente em fevereiro de 2013.

Operando com seis anos de certificação, a estância já recebeu mais de 130 mil visitantes. É integrada por oito cachoeiras, uma das quais com plataforma de salto de seis metros. O visitante ainda terá o privilégio de contemplar a Serra da Bodoquena, que compõe todo esse mosaico de belezas naturais, por meio de quatro mirantes.

Certificado de segurança

Uma das diretrizes de sustentabilidade da Estância Mimosa é promover a conduta consciente em ambientes naturais, por meio da prática da atividade turística de baixo impacto ambiental, bem como de práticas consagradas de segurança no turismo de aventura.

Assim, em 2008, o atrativo iniciou a sua participação no programa Aventura Segura da ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura) em parceria com SEBRAE e Ministério do Turismo. Entre 2008 e 2010, a Mimosa realizou a implantação do seu Sistema de Gestão de Segurança - SGS, o qual consiste em uma série de documentos, ações e procedimentos que visam prevenir a ocorrência de acidentes. 

Em 2010, este sistema recebeu a auditoria da ABNT Certificadora, a qual resultou na certificação do Sistema, comprovando que o mesmo atende os requisitos das normas da ABNT ISO 21101 e normas relacionadas.

Desde então, a Estância Mimosa recebe auditorias anuais para manutenção da certificação do sistema, comprovando o compromisso com a segurança dos nossos visitantes e colaboradores.

Mais informações: www.estanciamimosa.com.br

Leia Também

Relatos de viagem

A decoada, o armau e história de pescador no Pantanal do Nabileque

Mais Relatos de Viagem

Megafone

O meio ambientalismo nunca preocupou-se com o meio ambiente. Suas ações são histéricas ou fanáticas em defender interesses inconfessos

Armando Arruda Lacerda, pantaneiro

Vídeos

As 10 cidades mais ricas em espécies de aves

Mais Vídeos

Eco Debate

PAULO DE GODOY

Os desafios da sustentabilidade da jornada de dados para IA

ARMANDO ARRUDA LACERDA

Pantaneiros informam: respeitar não é idolatrar animais

FREDERICO BUSSINGER

Água, chuvas, enchentes: Lições aprendidas e a aprender