BALANÇO

EM ENTREVISTA À DIFUSORA, GABRIEL DESTACA RETOMADA DE OBRAS E NOVOS INVESTIMENTOS

Prefeito defendeu a articulação política para ampliar os recursos destinados ao município.

13 OUT 2026 • Por Silvio de Andrade • 06h25
Depois de oito, Corumbá retoma os investimentos em habitação pela administração municipal, com novos projetos em andamento

O prefeito de Corumbá, Gabriel Alves de Oliveira, apresentou, em entrevista ao radialista Jonas de Lima, na Rádio Difusora FM, um balanço das ações da administração municipal e as prioridades para os próximos meses. Entre os temas abordados estão a retomada de uma dezena de obras paralisadas, a construção de moradias populares, a ampliação dos serviços de saúde e a recuperação de espaços históricos da cidade.

Segundo o prefeito, a articulação com os governos estadual e federal e com representantes do Legislativo municipal será fundamental para viabilizar novos investimentos e transformar os projetos em melhorias para a população.
 
Ao avaliar o resultado eleitoral de 4 de outubro, Gabriel considerou o cenário favorável para Corumbá. Ele destacou que Eduardo Riedel recebeu 65% dos votos no município e que Reinaldo Azambuja foi o candidato mais votado na cidade, resultados obtidos nas urnas considerados expressivos e que espelham os investimentos do Estado no município nos últimos 12 anos.

Articulação política

Também apontou a reeleição do corumbaense Paulo Duarte para a Assembleia Legislativa como estratégica para manter a representação de Corumbá e região nas discussões estaduais e na busca por recursos para promover o desenvolvimento da cidade e o bem-estar da população.

De acordo com o gestor, a administração pretende manter o diálogo com parlamentares estaduais e federais dispostos a contribuir com o município. Ele afirmou que as parcerias não ficarão restritas aos candidatos apoiados pelo grupo político durante a eleição, apontando para uma articulação mais ampla com a base governamental nas esferas federal e estadual.
 
Valorização do patrimônio

Gabriel relatou que a prefeitura precisou superar entraves técnicos, jurídicos e burocráticos para retomar projetos interrompidos, com riscos de perder os recursos garantidos. Segundo ele, algumas obras estavam paralisadas havia anos ou envolvidas em investigações.

Gabriel de Oliveira nos estúdios da Rádio Difusora, em entrevista ao vivo ao radialista Jonas de Lima

Entre os exemplos apresentados está a Escola Pedro Paulo de Medeiros, que recebeu ordem de serviço após reformas anteriores não concluídas. A previsão informada pelo prefeito é de conclusão dos serviços em um ano, com inauguração nos 249 anos de Corumbá. Citou a modernização da Escola Júlia Gonçalves Passarinho como parte das intervenções no entorno histórico.

A revitalização do Mercadão Municipal e da Praça Uruguai também está entre os projetos anunciados, tendo já sido iniciada a reforma do prédio da Casa do Artesão.  “A proposta é recuperar o espaço histórico e estimular a movimentação econômica e social da região”, destacou.

O funcionamento do Mercadão, conforme explicou, ainda será discutido com a associação comercial, sindicatos e representantes da agricultura familiar.

Construção de moradias

Na habitação, Gabriel informou que estão em construção 184 casas populares na região do Bairro Guatós, parte alta da cidade, com recursos federais e apoio do Estado. Segundo ele, Corumbá passou entre sete a oito anos sem a construção de novas unidades habitacionais.

Outra frente envolve um terreno doado pelo governo estadual na região do Sassida, com capacidade estimada para até 1.500 moradias. Desse total, conforme o prefeito, 300 unidades já estão garantidas pelo governador reeleito.

A administração pretende buscar recursos para viabilizar outras 1.200 casas. O chefe do Executivo também apontou a pavimentação e a construção de imóveis particulares e expansão do comércio como fatores que contribuem para a valorização da região.

Avanços na saúde

Ao abordar a saúde pública, o prefeito destacou a entrega da maternidade Wilson Baruk, a implantação da UTI neonatal e a previsão de conclusão do Centro de Saúde da Mulher, obra retomada recentemente pela administração municipal.


Segundo Gabriel, a obra da maternidade estava paralisada desde 2017. A unidade está sendo equipada para oferecer atendimento especializado e acolhimento às gestantes e aos recém-nascidos.

A UTI Neonatal, conforme explicou, foi viabilizada por uma parceria entre a prefeitura, o governo estadual e a CASSEMS. O atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) busca reduzir a necessidade de transferir recém-nascidos para outras cidades.

O prefeito informou ainda que a UBS do Aeroporto está em fase de finalização e deverá receber duas equipes e um aparelho de ultrassom. Já a UBS Simone Flores, segundo ele, oferece aos sábados exames de ultrassom, atendimento odontológico e vacinação.

Também citou as triagens oftalmológicas, exames de retina e cirurgias laparoscópicas pelo SUS em Corumbá como parte das ações de melhoria da qualidade do atendimento aos corumbaenses.

Durante a entrevista, afirmou que a proporção de reclamações sobre a saúde caiu de 78%, no início de sua gestão, para menos de 50%. Apesar da redução relatada, reconheceu que ainda existem dificuldades e serviços que precisam ser aprimorados, os quais estão entre suas prioridades.
 
Com foco na cidade

Na área de financiamento, o prefeito citou R$ 66 milhões disponibilizados pelo programa Pro Cidades, com aprovação da Câmara Municipal. Segundo ele, os recursos deverão apoiar a recuperação de escolas, creches, unidades de saúde e praças.

Outro empréstimo será utilizado para reorganizar a dívida do Fonplata, cujo pagamento compromete aproximadamente R$ 3 milhões por mês da receita municipal. Parte desse crédito aprovado pelo governo federal será destinada a projetos de infraestrutura mencionados estão a Orla Ferroviária, o Binário norte-sul na parte alta da cidade e um Parque Tecnológico.

Sobre a orla portuária, o prefeito corumbaense informou que a licitação já foi concluída e a empresa responsável está definida para executar a primeira etapa, em frente ao Moinho Cultural. Esse trecho aguarda a conclusão do licenciamento ambiental. O segundo, segundo ele, conta com projeto e recursos de emenda de bancada.
 
Diálogo com a população

Ao finalizar a entrevista com Jonas de Lima, Gabriel apontou ainda a melhoria da qualidade da educação, a ampliação dos serviços de saúde e a atenção às crianças e às pessoas idosas como prioridades da administração para os próximos meses.

O prefeito também afirmou que pretende ouvir as críticas e demandas dos moradores para identificar problemas e orientar soluções.  Reforçou que a execução dos projetos depende do diálogo com a população e da continuidade das parcerias para viabilizar novas entregas em Corumbá, que, na sua avaliação, superou em dois anos a terra arrasada deixada pela gestão anterior.