TEMPORADA

Pantanal entre os destinos que estarão em alta em 2019

Região entre as quatro atrações que prometem render bons passeios, segundo a Bloomberg

3 JAN 2019 • Por DANIELA SIMÕES/REDAÇÃO • 16h43
Vazante do Castelo, Pantanal de Rio Negro. Foto: Guilherme Rondon

A Bloomberg, uma das agências de notícias mais renomadas do mundo, listou os melhores lugares para viajar em 2019. E sabe qual é o melhor de tudo? O Brasil aparece em destaque na seleção!

Os destinos foram escolhidos pelos editores de tendências e correspondentes globais da Blommberg sob critérios como oferta de passeios culturais, as grandes inaugurações de hotéis e os novos restaurantes que valem a pena conhecer. 

1. PANTANAL, BRASIL

O Pantanal, a maior área úmida do planeta, abriga uma enorme densidade da fauna da América do Sul em sua rede de pântanos e rios. As mais de mil espécies - incluindo onças-pintadas, colhereiros e antas moicanas - estão concentradas em uma área no Centro-Oeste do país. Antes, a infraestrutura de transporte limitada dificultava o transporte e visão.

No entanto, os viajantes agora podem navegar pelo Rio Paraguai e seus afluentes no primeiro navio de expedição de luxo da região, saindo de Corumbá (MS). O M.V. O Peralta tem 10 suítes com fachada de vidro, uma piscina de imersão no convés superior e jangadas do Zodíaco para explorações mais profundas em toda a planície de inundação. 

Quando ir: durante a estação seca, dependendo de cada região, você maximiza suas chances de ver onças, capivaras peludas, jacarés, muitas borboletas, florestas de ipês amarelos e roxos e ninhais repletos de filhotes.
Quando não ir: A estação chuvosa, de novembro a março. As planícies estão inundadas - e isso significa muitos mosquitos e dificuldades de acesso por terra. Na Estrada-Parque (MS-184) de Corumbá, as pousadas operam o ano todo e as águas que cortam a via primária atrai muitos animais e aves, favorecendo o safari fotográfico.

Atacama: café da manhã preparado por agência de turismo local. Foto: Blog Um Viajante

2. NORTE DO CHILE

Sabe o que é mais legal? No dia 2 de julho, um eclipse solar total irá deslumbrar o norte do Chile. Os céus límpidos e falta de luz urbana fazem dele uma das melhores regiões de observação das estrelas do mundo. Então, por que não aproveitar para curtir as duas coisas ao mesmo tempo? Ver o eclipse solar e ao mesmo tempo conhecer as maravilhosas paisagens do norte do Chile.

Quando ir: Em ambientes extremos como o Atacama, é melhor planejar sua viagem para os meses mais amenos da primavera e outono. Mas este ano, durante o eclipse você pode fazer uma excessão. 
Quando não ir: até o deserto mais seco do mundo tem uma estação chuvosa: abrange janeiro e fevereiro. Espere temperaturas abaixo de zero em junho, julho e agosto.

3. GRANADA

A corrida de Granada como um destino caribenho negligenciado chega ao fim com a inauguração de dois resorts que prometem atrair muitos turistas para lá. Ambos estão localizados na praia de Grand Anse.

O recém-inaugurado Silversands fornece a primeira injeção de sofisticação na ilha. Seus 52 quartos, suítes e villas são decorados em estilo minimalista e orgânico, com pisos e decks de madeira clara, luminárias de mármore branco e janelas do chão ao teto. Uma impressionante piscina de borda infinita de 100 metros - considerada a mais longa da região - corta do saguão até a praia, enquanto os dois restaurantes exibem as famosas especiarias da ilha.

No ano que vem, o resort ganhará a concorrência do Kawana Bay Resort.

4. TURQUIA

Três anos depois de um pico de terrorismo ter abalado a indústria turística da Turquia, o país está fazendo um retorno ousado. De janeiro a outubro de 2018, o número de visitantes aumentou 22% em relação ao mesmo período do ano anterior, chegando a um total de 36 milhões.

A tendência é que este número aumente agora que a primeira fase de um gigantesco projeto aeroportuário foi inaugurada na maior cidade do país. Quando estiver totalmente concluída, a Istambul Ataturk terá como objetivo ser um dos centros mais movimentados do mundo, transportando mais de 90 milhões de pessoas anualmente. 

E tem passeios para todos os gostos!

Cavalo de Tróia no centro de Canakkale, o mesmo utilizado no filme americano. Foto: Divulgação

Os aficionados por história podem explorar a cidade portuária de Canakkale, onde o novo Museu de Tróia - no lendário sítio arqueológico - abriga 5.000 artefatos, incluindo uma cópia do século 13 da Ilíada e um sarcófago de Polyxena de 500 a.C.

Os apreciadores de paisagem podem se dirigir a Bodrum para avaliar as o topo dos hotéis Six Senses e Ian Schrager's Edition. Com piscinas infinitas de frente para o Egeu, clubes de praia aprovados por celebridades, spas com banhos turcos e cantinhos cobertos de sol, fica difícil não relaxar por aqui.

Quando ir: Istambul é charmosa em abril, durante o festival internacional de tulipas da cidade. 
Quando não ir: em julho e agosto, que são os meses de turismo mais movimentados. As diárias dos hotéis são tão altas quanto as temperaturas.

Confira o resto da lista com os 21 destinos para poder aproveitar em 2019, no site da Bloomberg

(Com informações da Revista Casa e Jardim)