NO PORTO

Fundação de Meio Ambiente promove ações de sustentabilidade

23 JUN 2026 • Por REDAÇÃO • 11h33

A prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal (FMAP), está desenvolvendo uma série de ações voltadas à sustentabilidade e à conscientização ambiental durante o Arraial do Banho de São João, uma das mais importantes manifestações culturais da cidade bicentenária.

Entre as iniciativas, foram instaladas placas educativas em pontos estratégicos do evento com mensagens que incentivam o descarte correto dos resíduos, reforçando a importância da preservação do Rio Paraguai e dos espaços públicos utilizados pela população e pelos visitantes.

Outra ação será a coleta de óleo vegetal usado gerado nas barracas da praça de alimentação. O material será destinado de forma ambientalmente adequada, evitando o descarte irregular e contribuindo para a prevenção da contaminação do solo e dos recursos hídricos.

Mais verde

Como medida compensatória e de valorização da arborização urbana, após o encerramento das festividades, a fundação realizará o plantio de aproximadamente 30 mudas de árvores na região do Porto Geral. A iniciativa busca ampliar a cobertura vegetal da área, proporcionando benefícios ambientais, paisagísticos e contribuindo para o conforto térmico da população.

As atividades integram o compromisso da administração municipal com a promoção de eventos cada vez mais sustentáveis, conciliando tradição, cultura popular e responsabilidade ambiental, com o cuidado com o patrimônio natural que faz do Banho de São João uma celebração única às margens do Rio Paraguai.